Resumo

Título do Artigo

TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICA: UMA ANÁLISE DAS DIMENSÕES DE INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA TEORIA DO ALTO ESCALÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Upper Echelons
Bibliometria
Estratégia

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Ivano Ribeiro
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
2 - Fernando Ribeiro Serra
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
3 - Manuel Portugal Ferreira
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
4 - Luiz Antonio de Camargo Guerrazzi
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de pós-graduação em administração

Reumo

A tomada decisão estratégica se liga a uma série de fatores que muitas vezes são de extrema complexidade para serem identificados, mensurados e compreendidos. Isto ocorre pois, além de aspectos estruturais, ambientais e demográficos, questões psicológicas como a base cognitiva e os valores individuais são variáveis que apresentam grande dificuldade de acesso.
Diversas variáveis ligadas ao contexto dos negócios, antecedentes individuais e comportamentais, ainda merecem investigações (Chen, Treviño & Hambrick, 2009; Chin, Hambrick & Treviño, 2013). Assim, buscando compreender as relações teóricas que envolvem os estudos deste campo, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: quais as principais dimensões teóricas que norteiam as pesquisas em tomada de decisão estratégica a partir da Teoria do Alto Escalão?
Em um estudo seminal sobre a tomada de decisão estratégica Hambrick e Mason (1984) sintetizaram literaturas anteriormente fragmentadas e apresentaram a Teoria do Alto Escalão. Apoiada nos resultados da pesquisa de Lieberson e O'Connor (1972) que destacam a influência dos gestores sobre o resultado organizacional, a teoria indica que as escolhas estratégicas estão sujeitas ao ambiente, características dos indivíduos e forma com que eles percebem as diversas situações.
A partir de 2590 artigos sobre tomada de decisão estratégica identificados na base Web of Science, a amostra final contou com 236 estudos envolvendo especificamente a Teoria do Alto Escalão. Foram analisadas as citações e co-citações por meio de técnicas quantitativas de Escalonamento Multidimensional e Análise Fatorial Exploratória, o que permitiu a identificação de diferentes dimensões teóricas que envolvem os estudos no campo.
No período total investigado três diferentes dimensões teóricas emergem: a) Demografia, heterogeneidade e conflito; b) Cognição, valores e ambiente; e c) Características da equipe. Verificou-se que a dimensão “Características da equipe” foi formada apenas por estudos de Donald Hambrick, e que a Teoria do Alto Escalão está convergindo com conceitos como: composição; contexto social; comportamento; conflito e poder.
Como principais contribuições este artigo apresenta dimensões teóricas formadas pelos fatores identificados que podem auxiliar no melhor entendimento do campo. Permite ainda, uma visualização sobre a evolução das pesquisas em tomada de decisão estratégica, já que apresenta algumas das principais tendências destes estudos no período recente, auxiliando no direcionamento de novas pesquisas na área.
Hambrick, D. C. (2007). Upper Echelons theory: an update. The Academy of Management Review, 32(2), 334–343. Hambrick, D. C., & Mason, P. (1984). Upper echelons: the organization as a reflection of its top managers. The Academy of Management Review, 9(2), 193–206. Serra, B. P. de C., Tomei, P. A., & Serra, F. A. R. (2014). A pesquisa em tomada de decisão estratégica no alto escalão: evolução e base intelectual do tema. Revista de Ciências da Administração, 16(40), 11–28.