Resumo

Título do Artigo

AS REDES DE PAÍSES IMPORTADORES DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS NOS ANOS DE 2010 A 2014
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Redes
PMEs
Exportação

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - Flávia Braga Chinelato
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Reitoria
2 - Diogo Batista de Freitas Cruz
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Rua cobre
3 - Fábio Corrêa
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Pós-Graduação

Reumo

Grande parte das pequenas e médias empresas acreditam que não podem participar do comércio exterior por serem pequenas e não terem os grandes volumes de importação e exportação das grandes empresas. Entretanto isto é um mito que precisa ser quebrado no Brasil. As PMEs podem participar de forma ativa neste cenário. Segundo os dados do AliceWeb, no ano de 2014, o Brasil exportou ao todo o montante de 225 milhões de USD, sendo que deste total 10 milhões, foram somente por elas.
Como foi a rede de exportação das PMEs no Brasil nos anos 2010 a 2014? O objetivo geral desta pesquisa é analisar a rede de países importadores dos produtos brasileiros realizados pelas PMEs no período de 2010 a 2014. Específicos: apresentar a quantidade de empresas que realizaram exportação no período; (b) identificar os valores em FOB dólar por porte de empresa; (c) apresentar a rede de países que importaram das PMEs brasileiras no período investigado e seus respectivos valores em FOB dólar.
Modelo de Uppsala, as críticas a este modelo com autores como Bell (1995) e Child e Rodrigues (2010) em que a abordagem de redes para as pequenas e médias empresas é uma importante alternativa para que elas possam superar as dificuldades da escassez de recursos. os relacionamentos em redes podem impactar na expansão e desenvolvimento de mercado, pois o modo de entrada de uma PME poderá ser explicado conforme as oportunidades criadas pelos contatos de redes formais e informais.
Esta pesquisa é qualitativa de natureza descritiva dada à intenção de desvendar e expor características de determinada população. Os dados utilizados para o desenvolvimento desta pesquisa são secundários e foram coletadas informações no banco de dados disponibilizado pelo governo federal chamado Aliceweb. Os dados coletados foram tratados com o programa excel. Para a formação das redes foi utilizado o sistema Ucinet 6 versão 11.0.035197.
Os dados da pesquisa, o número de empresas bem como os valores se manteve estáveis no período analisado, demonstrando uma regularidade tanto nas pequenas, quanto as médias empresas. Sobre os países importadores verificou-se que tanto as pequenas quanto as médias empresas tem os Estados Unidos como o principal país importador e a Argentina como o segundo, quando verificado o valor FOB dólar de exportação.
Percebeu-se que há uma concentração muito grande em pouca diversidade de países, isso tanto pelas pequenas, quanto pelas médias empresas. Apesar de terem uma forte diferença do valor FOB dólar de exportação ambos portes de empresas tem um comportamento muito similar durante o período analisado.
BELL, J. (1995). CASTELLS, CHILD, J., RODRIGUES, S.B., & FRYNAS, G. (2009). JOHANSON, J. ; VAHLNE, J-E. (1977) VERNON (1966)