Resumo

Título do Artigo

BORN GLOBALS: uma revisão da teoria e sugestões para iniciativas de pesquisa no Brasil
Abrir Arquivo

Palavras Chave

estratégias de internacionalização
negócios internacionais
born globals

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Elnivan Moreira de Souza
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - afonso carneiro lima
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

O surgimento de empresas BG tem recebido atenção cada vez maior em pesquisas sobre internacionalização: além de contraponto à tradicional teoria de internacionalização, as BGs evidenciam uma condição de internacionalização inovadora, construída ou possibilitada a partir de novos elementos indutores presentes em outras teorias tais como redes de relacionamento, canais de distribuição, empreendedorismo, inovação organizacional e internet ou da combinação delas.
Considerando essa realidade e tendo em vista a dispersão verificada na literatura sobre o tema, além da necessidade de se estabelecer aspectos conceituais chave sobre o assunto, quais são os principais elementos que caracterizam uma empresa como BG? Partindo-se de tal questionamento, tem-se como objetivo revisar as principais contribuições teóricas sobre empresas BG, propondo ainda uma definição completa e abrangente, além de sugerir direcionamentos para futuras investigações sobre o tema.
Compreende uma seção sobre Teorias da Internacionalização e Empresas Born Global, a partir do qual se apresenta algumas das teorias que antecederam o surgimento das BGs. Na seção seguinte, discute-se a respeito das Pesquisas em Países Desenvolvidos e Emergentes, a partir da qual foi possível constatar os poucos estudos existente nas economias emergentes e a fragilidade dos modelos de negócio dos casos analisados em empresas latino-americanas, incluindo exemplos de empresas brasileiras.
Não se aplica.
Na terceira seção do ensaio, apresenta-se as Considerações sobre Pesquisas Futuras, trazendo como contribuição um Conjunto Ampliado de Iniciativas de Pesquisa, pois foram incorporados novos elementos ao que fora sugerido por Madsen e Servais (1997). Neste conjunto, pode ser destacada a dimensão Estratégia e Organização, que originalmente não contemplava aspectos teóricos como a Visão Baseada em Recursos, nem as Capacidades e o Modelo de Negócio, comumente associados ao campo da Estratégia.
As BGs apresentam um forte fator empreendedor, principalmente voltado à inovação. Para que sejam bem-sucedidas, seus recursos necessitam ser mais dilatados do que os que são geralmente necessários, i.e., ativos relacionais, conhecimentos simultaneamente locais e globais etc. Em relação aos estudos no contexto de países emergentes, os resultados empíricos apresentados demonstraram que as BGs se internacionalizam de modo diferente dos países desenvolvidos, como por exemplo o uso da tecnologia.
Mahdjour, S., & Fischer, S. (2014). International Corporate Entrepreneurship With Born Global Spin Along Ventures — A Cross Case Analysis Of Telekom Innovation Laboratories' Venture Portfolio. Intemational Journal of Innovation Management, 18(3) June, 18 pp. Madsen, T. K., & Servais, P. (1997). The Internationalization of Born Globals: An Evolutionary Process? International Business Review, 6(6), pp. 561-583.