Resumo

Título do Artigo

OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO ENSINO DE DISCIPLINAS QUE ABRANGEM CONTEÚDOS DE CUSTOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ensino de Custos
Oportunidades de Melhoria
Atributos de Qualidade

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Suzana Habitzreuter Muller
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - FURB - SC
2 - Herivélton Antônio Schuster
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - BLUMENAU
3 - Vinicius Costa da Silva Zonatto
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis

Reumo

As Instituições de ensino superior possuem um importante papel na formação do profissional contábil, visto que oferecem condições para que o discente desenvolva habilidades e competências que possibilitarão atuarem em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado (ZONATTO; KLANN; DAL VESCO, 2014). Assim, para que as IES possam prestar um serviço de qualidade, é preciso identificar quais são os atributos considerados importantes na prestação dos serviços aos alunos.
Considerando-se a contabilidade como linguagem dos negócios e a disciplina de custos em diversos cursos de graduação, para a realização desta pesquisa elaborou-se a seguinte questão de estudo: Qual a percepção de discentes sobre as oportunidades de melhoria no ensino de disciplinas de custos? Com o intuito de responder a questão apresentada, o objetivo deste estudo consiste em verificar qual a percepção de discentes de disciplinas de custos sobre as oportunidades de melhoria nesta disciplina.
De acordo com Peleias et al. (2007), um domínio adequado dos conceitos básicos da disciplina de custos e uma análise de suas características são considerados importantes para o desenvolvimento da Teoria Contábil e para um eficiente processo de tomada de decisões. Além disso, ao analisar os atributos de qualidade, buscam-se oportunidades de melhorias das disciplinas ofertadas pelas IES, podendo assegurar a qualidade no ensino superior.
A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com survey e abordagem do problema quantitativa, pois utiliza a Entropia Informacional para análise dos dados. A população constitui-se de 187 discentes que cursaram a disciplina de custos ou equivalente (que contempla em sua ementa mais de 50% do conteúdo relacionado a temática custos) nos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Engenharia de Produção em uma instituição de ensino privada de Santa Catarina, tendo uma amostra de 172 alunos.
No que tange o envolvimento do estudante verificou-se disparidades nos aspectos comportamentais e aspectos geracionais e também de diferentes cursos. Quanto ao aspecto estudante-professor verificou-se que os alunos têm oportunidades em interagir durante a exposição do conteúdo. Evidenciou-se que existem particularidades de cada aluno em assimilar o conteúdo repassado pelo professor em um nível mais acelerado ou lento, bem como a facilidade em fazer as leituras exigidas pelo programa de ensino.
Ficou evidente a necessidade de melhorias nas práticas de ensino, por parte da instituição e professores, com intuito de satisfazer as necessidades e expectativas dos alunos em relação à disciplina de contabilidade de custos. Para pesquisas futuras recomenda-se a aplicação do constructo desta pesquisa em outra amostra que contemple IES de outras regiões do Brasil, a fim de identificar as particularidades destes frente às oportunidades de melhoria do ensino superior.
PELEIAS, Ivam Ricardo; SILVA, Glauco Peres da; SEGRETI, João Bosco; CHIROTTO, Amanda Russo. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista Contabilidade &Finanças,v. 30, p. 19-32, 2007. ZONATTO, Vinícius Costa da Silva; KLANN, Roberto Carlos; DAL VESCO, Delci Grapégia. Oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade internacional: uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis. Revista ConTexto, v. 14, n. 27 p. 4-22, 2014.