Resumo

Título do Artigo

Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e Focus Group: alinhamento e contribuições para a pesquisa em Administração
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Palavras Chave

Discurso do sujeito coletivo
Focus group
Pesquisa qualitativa

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Ana Cláudia Azevedo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
2 - Maria Carolina Conejero
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - PPGA

Reumo

Este ensaio origina-se do impasse entre perspectivas metodológicas quantitativas e qualitativas para análise dos dados em focus group e incita uma reflexão sobre uma metodologia alternativa e integrativa, que favoreça uma análise de dados mais robusta. Neste contexto, apresenta-se a proposta de Lefèvre e Lefèvre (2003) com a metodologia do discurso do sujeito coletivo, uma técnica de construção do pensamento coletivo que visa revelar como as pessoas manifestam posicionamentos em um grupo social.
Não se encontra na literatura um alinhamento quanto às técnicas a serem utilizadas para o tratamento e análise dos dados obtidos por meio de um focus group. Neste contexto, o objetivo deste ensaio é prover uma reflexão acerca da possibilidade de aplicação da metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC) como um método alternativo para análise de dados provenientes de focus group.
Focus group é uma técnica de pesquisa voltada para coleta de dados por meio da interação de grupos sobre um tema pré-determinado (Morgan, 1996), trata-se de uma técnica de coleta “não padronizada” baseada em discussão informal entre um grupo. O discurso do sujeito coletivo, por sua vez, é um método de construção do pensamento que provê a organização de dados discursivos em pesquisas qualitativas, apreendendo representações sociais de um grupo sobre determinado tema (Lefèvre e Lefèvre, 2012).
Para consolidar as reflexões deste ensaio, empreendeu-se um levantamento bibliográfico para verificar o panorama das pesquisas envolvendo a metodologia DSC. Para tanto, buscou-se artigos científicos indexados nas bases SCOPUS® e SPELL®. Na análise desse corpus, além de levantar a evolução das publicações por ano, a nacionalidade das pesquisas e as áreas do conhecimento, analisou-se os métodos associados ao DSC, principalmente as possíveis conjugações entre focus group e DSC.
Dada a discussão apresentada, uma vez que as pesquisas envolvendo focus group buscam capturar a partir da interação grupal percepções acerca de um tópico específico determinado pela pesquisa, e a metodologia do DSC por sua vez dedica-se a levantar pensamentos, representações, crenças e valores de uma coletividade, é possível verificar a aderência entre os métodos, pautada sobretudo, em uma perspectiva interpretativista, voltada para a captura de representações sociais.
Espera-se com o presente ensaio contribuir para ampliação da visão metodológica interdisciplinar no desenvolvimento das pesquisas envolvendo focus group. Acredita-se que novos caminhos investigativos poderão emergir com aplicação da metodologia do discurso do sujeito coletivo para análise de dados provenientes de focus group, possibilitando o avanço de pesquisas qualitativas na área de administração.
Acocella, I. (2012). The focus groups in social research: advantages and disadvantages. Quality e Quantity, 46(4), 1125-1136. Lefevre, F., e Lefevre, A. M. (2012). Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo. In Pesquisa (Vol. 20). Liber Livro. Lefèvre, F., Lefèvre, A. M. C., e Teixeira, J. J. V. (2000). O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Educs Morgan, D. L. (1996). Focus groups. Annual review of sociology, 129-152.