Resumo

Título do Artigo

DESCONSTRUINDO O DILEMA GLASER-STRAUSS: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA DA GROUNDED THEORY EM ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Grounded Theory
metodologia de pesquisa
abordagem integrativa

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Maria Carolina Conejero
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - PPGA
2 - Antonio Carlos Aidar Sauaia
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo, SP

Reumo

A Grounded Theory desenvolvida na década de 1960 pelos sociólogos Barney Glaser e Anselm Strauss foi definida como uma estratégia (Wells, 1995), uma metodologia (Strauss & Corbin, 1998) ou um estilo de pesquisa (Locke, 2001). Novos caminhos investigativos têm emergido com aplicações da metodologia de pesquisa Grounded Theory (ou Teoria Fundamentada), possibilitando avanços para as pesquisas científicas em Administração (Uhlmann & Erdmann, 2014).
Grounded Theory é pouco utilizada nos estudos da área de Administração, sendo uma metodologia de pesquisa mais frequentemente aplicada às áreas de sociologia, psicologia e enfermagem. O objetivo deste estudo é mostrar que o antagonismo de ideias de Glaser e Strauss pode ser examinado numa perspectiva de complementaridade conceitual, para fazer emergir desta abordagem integrativa uma metodologia altamente estruturada (Strauss & Corbin, 1998) e de caráter eminentemente flexível (Glaser, 2004).
A metodologia de pesquisa Grounded Theory tem como objetivo desenvolver teorias fundamentando-se em dados empíricos, sistematicamente coletados e analisados (Strauss & Corbin, 1998; Goulding, 2001). Com o passar do tempo a abordagem clássica da Grounded Theory mostrou-se demasiado subjetiva para atender demandas de pesquisas empíricas em Administração. Por essa razão, Bandeira-de-Mello (2008) e Hopfer e Maciel-Lima (2008) defenderam as ideias de Strauss e Corbin (1990).
Este estudo se classifica como pesquisa descritiva quanto aos objetivos, como pesquisa bibliográfica quanto aos procedimentos e fontes de informação e como pesquisa qualitativa quanto à natureza dos dados (Gonsalves, 2007, p.66).
Foi aqui proposto e examinado um framework de abordagem integrativa da Grounded Theory para enfatizar as qualidades complementares propostas pelos autores, tratadas como não excludentes, mesmo enviesadas ao estilo positivista de Strauss & Corbin (1998) e ao estilo interpretativista de Glaser & Strauss (1967), sem infringir o princípio elementar da abordagem clássica de que a teoria emerge ao longo do processo de pesquisa.
A aplicação da Grounded Theory pode tornar-se uma opção promissora para o desenvolvimento científico da Administração, revelando potencialidades que proporcionem ao pesquisador flexibilidade e liberdade para criar. Nesse contexto, os pressupostos ontológicos e metodológicos são escolhas do pesquisador, que pode mesclar métodos de pesquisa para coleta e/ou análise de dados (mixed-methogology) e propor o uso combinado e sequencial de técnicas quantitativas e qualitativas.
Glaser, B. & Strauss, A. (1967) The Discovery of Grounded Theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine Transaction. Glaser, B. (2008) Doing Quantitative Grounded Theory. Mill Valley, CA: Sociology Press. Strauss, A. & Corbin, J. (1990) Basics of Qualitative Research: grounded theory procedures and techniques. London: Sage Publication.