Resumo

Título do Artigo

História de vida como estratégia de pesquisa qualitativa em Administração - "Você pode me contar a sua história?"
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Palavras Chave

História de vida
Pequisa qualitativa
Pesquisa em Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Daniela Siqueira Colet
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Feac
2 - Anelise Rebelato Mozzato
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FEAC - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
3 - Denize Grzybovski
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - PPGAdm/FEAC

Reumo

A história de vida destaca-se como estratégia de pesquisa qualitativa, a qual se constitui numa metodologia de investigação que valoriza o significado simbólico que as pessoas atribuem aos fenômenos vividos por elas. As histórias de vida recolocam o ser humano diante de suas experiências e sentimentos ao contarem suas próprias histórias, ele reflete sobre ela enquanto a conta. Trata-se de uma proposta metodológica que rompe com os métodos tradicionais de pesquisa, trazendo contribuição para os estudos da área da Administração.
Só mais recentemente e, com menor incidência, que a história de vida vem sendo utilizada na Administração, diferente de outras áreas do conhecimento. Diante dessa realidade, o presente estudo justifica-se por contribuir com a desmistificação de questões relacionadas à história de vida como estratégia de pesquisa, visando maior e melhor aplicabilidade da mesma na área, justamente por se acreditar no potencial da mesma. Assim, esse artigo tem como objetivo demonstrar ainda mais o potencial de aplicação da história de vida como estratégia de pesquisa qualitativa no campo da Administração.
A história de vida pode ser definida como relato de um narrador sobre sua existência através do tempo, tentando reconstituir os acontecimentos que vivenciou e transmitir a experiência que vivenciou. Portanto, por meio da história de vida permite-se ao sujeito contar sua trajetória, ele relata aquilo que considera importante, ou seja, não é o pesquisador que lhe impõe determinados assuntos ou categorias de questões, permitindo um retrato mais fiel da realidade. Ainda, o pesquisador tem condições de explorar realidades subjetivas e informações valiosas que não seria possível por outra abordagem.
A história de vida utiliza a entrevista aberta, isto é, sem um roteiro pré-determinado, na qual se pede ao sujeito para falar livremente sobre a sua vida ou um determinado período da mesma ou certa "área" dela. Como referem Bestaux e Kohll (1984), o pesquisador solicita ao entrevistado que conte toda a sua vida ou apenas parte dela. Com vistas a demonstrar a potencialidade do método história de vida, fragmentos de histórias de vida oriundos de relatos de campo de quatro pesquisas empíricas diferentes servirão como exemplificadores.
Conforme pode ser verificado nos relatos foi solicitado que os indivíduos contassem a sua história relacionada ao trabalho conforme o interesse da pesquisa. O significado simbólico que as pessoas atribuem aos fenômenos vividos fica evidenciado. Como destacam Mageste e Lopes (2007) uma grande potencialidade da história de vida reside na investigação social, na riqueza de detalhes que se obtém. A história de vida pode ser considerada como multimétodo, estabelecendo-se vínculo com outras estratégias de coleta de dados, enriquecendo assim as análises e possibilitando a triangulação de dados.
Percebe-se que vários esforços vêm sendo feitos na academia para inserir a possibilidade da adoção da história de vida como alternativa à pesquisa em Administração em suas diferentes áreas do conhecimento, entretanto, a mesma ainda não ganhou legitimidade na área. Acredita-se no potencial da mesma em razão de que ela conduz o pesquisador a fazer ciência considerando a subjetividade, a imprevisibilidade e a complexidade das dimensões humanas, trazendo maior riqueza na exploração dos dados empíricos nas pesquisas qualitativas..
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