Resumo

Título do Artigo

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DE UMA FRANQUIA: um estudo de caso no segmento de alimentação
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Palavras Chave

diferenciais competitivos
franquia
competências essenciais

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - JOÃO VICTOR DA FONSECA GALVÃO DOS SANTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
2 - Antonio Francisco de Almeida da Silva Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Departamento de Administração

Reumo

A análise de uma empresa tendo como fundamentação teórica a vantagem competitiva apresentada por Porter (1989), a visão dos recursos discutida em Barney (1991) e os conceitos de competências essenciais de Hamel e Prahalad (1995), possibilita a discussão das escolhas estratégicas que formam o diferencial competitivo. A construção analítica com base teórica visa identificar alternativas de investigação que contribuam no estudo de problemas de decisão.
Considerando que teorias que discutem vantagens competitivas, competências essenciais e a visão baseada em recursos abordam os elementos que formam diferenciais competitivos em organizações, quais seriam esses diferenciais competitivos de uma franquia de sucesso no ramo de alimentação? O objetivo principal do artigo é investigar os diferenciais competitivos da Subway com base nos conceitos apontados em Porter (1989), Barney (1991) e Hamel e Prahalad (1995).
Kraaijenbrink et al. (2010) interpretam a visão baseada em recursos (VBR) como complementar à perspectiva da vantagem competitiva. Dushek (2004) afirma que a VBR é um conceito mais formal que o de competências essenciais. Hafeez et al. (2002) e Lopez (2005) discutem o conceito de mudanças de capacidades com o tempo levando em consideração como uma dinâmica da VBR gera competências essenciais e vantagens competitivas, em uma perspectiva de comunicação que existe entre essas abordagens teóricas.
O modelo de análise mapeia vantagens competitivas e a busca de suas fontes, tendo-se utilizado para isso, a perspectiva das vantagens competitivas e a visão baseada em recursos. Esta análise permitiu constatar a existência de conjuntos complexos de habilidades e tecnologias que foram submetidos a requisitos estabelecidos por autores que abordam o tema das competências essenciais. O modelo analítico com base em três perspectivas teóricas foi aplicado em um estudo de caso na franquia Subway.
O estudo evidenciou a aplicabilidade do modelo analítico e a interação entre as abordagens teóricas. Foram identificadas 23 vantagens competitivas, 10 recursos estratégicos e relações que formam conjuntos que fortalecem os diferenciais competitivos da rede. Tais conjuntos foram submetidos a critérios que definem competências essenciais, resultando na identificação de três: operação compacta e flexível; geração e difusão de inovações em produtos e processos e modelo de expansão descentralizado.
As diferentes perspectivas teóricas são complementares, embora existam algumas sobreposições. A questão fundamental apresentada no texto é de que essas perspectivas formam um conjunto único para análise de um negócio. Isso não quer dizer que outras abordagens teóricas não possam agregar valor a esse referencial. Isso não significa também que essa perspectiva de análise seja a mais apropriada, tendo em vista a complexidade do tema. O estudo de caso validou a aplicabilidade do modelo de análise.
BARNEY, J. (1991); CARLETTO, B.; FRANCISCO, A.; KOVALESKI, J. (2005); DAHAB, S. (1996); DUSHEK, S. (2004); GODOY, A. S. (2006); HAFEEZ, K.; ZHANG, Y.; MALAK N. (2002); HAMEL, G.; PRAHALAD, C. (1995); JAMBEIRO, L. (2008); KRAAIJENBRINK, J.; SPENDER, J. E GROEN, A. (2010); LEE, Y.; KIM, S.; SEO, M. (2014); LOPEZ, S. (2005); MARANHÃO, M.; MACIEIRA, M. (2008); MOONEY, A. (2007); NEWBERT, S. (2008); PLÁ, D. (2001); PORTER, M. (1989); PORTER, M. (2004). RIBEIRO, A. et al (2013); SIGAUD, M. (1997);