Resumo

Título do Artigo

Uma Análise Motivacional, através da Teoria da Autodeterminação, dos Alunos Concluintes do Curso de Administração
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Palavras Chave

Motivação
Teoria Comportamental
Teoria da Autodeterminação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Nome
1 - MERYLISA FURLAN
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Reumo

A abordagem da Teoria da Autodeterminação é importante no contexto organizacional, principalmente na identificação do nível da motivação dos acadêmicos concluintes do curso de administração, pois estes indivíduos serão responsáveis pela gestão das organizações onde atuarão depois de formados. A Teoria da Autodeterminação considera as necessidades psicológicas básicas: autonomia, competência e conectividade, as quais promovem nos indivíduos ações intencionais ou motivadas (DECI; RYAN, 1985)
Em virtude da relação entre universidade e empresas, a presente pesquisa buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais são os tipos e níveis de motivação acadêmica dos estudantes concluintes do curso de administração sob a ótica da Teoria Comportamental, mais especificamente através da perspectiva da Teoria da Autodeterminação? Portanto, o presente artigo tem por objetivo mensurar o nível da motivação dos estudantes dos períodos concluintes no ano de 2016, do curso de administração.
A Teoria da Autodeterminação (Self-Determination Theory – SDT) emerge da motivação humana em seus aspectos qualitativos e determinantes. A motivação, na Teoria da Autodeterminação é interpretada como não sendo um fenômeno único, visto que as pessoas têm quantidades diferentes e também diferentes tipos de motivação. Isto é, variam não só em nível de motivação (quantidade de motivação), mas inclusive na orientação daquela motivação (tipo da motivação).
Este artigo tem como abordagem metodológica o método quantitativo exploratório, através da técnica de coleta de dados com a aplicação de questionários junto aos alunos do curso de Administração de uma universidade estadual e faculdades particulares da cidade de Guarapuava, portanto trabalhou com dados transversais, visto que analisou o conjunto de informações obtido nas respostas dos alunos concluintes no ano de 2016. Foi utilizado instrumento já validado em outras pesquisas.
Através do Método de Análise dos Componentes Principais, foram indicados inicialmente 29 questões, que são a quantidade de questões contidas no questionário. Deste procedimento surgiram 9 fatores, que explicaram 65,362% da variabilidade total dos dados. Além da análise fatorial, o presente estudo inovou ao incluir 3 réguas nas quais os acadêmicos assinalavam: (1) o grau de motivação global para concluir o curso de Administração; (2) o grau de motivação para dar seguimento nos estudos.
O presente estudo utilizou a Análise de Fatores Exploratória reduzindo as questões aplicadas em 7 fatores que explicam 60,105% da variabilidade total dos dados, e o fator 1 foi o que obteve a maior média (5,72), no qual os estudantes demonstram automotivação, ou seja, sentem interesse, satisfação e prazer pelo simples ato de estudar, mas também consideram a coerência com seus objetivos, valores e regulamentos, além de haver um estágio de motivação moderadamente autônoma.
DECI, E.L.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum. 1985. DECI, E. L.et al. M. Motivation in education: the self-determination perspective. The Educational Psychologist, 26, 325-346. 1991. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2016.