Resumo

Título do Artigo

A LÓGICA PRODUTIVISTA E A GESTÃO DOS PROGRAMAS STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE PARTIR DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE PIERRE BOURDIEU
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Palavras Chave

gestão dos programas em administração
lógica produtivista
avaliação da pós-graduação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Nome
1 - Ana Paula Medeiros Bauer
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica
2 - Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Nova Iguaçu

Reumo

No Brasil, o campo de ensino de pós-graduação passou por diversas mudanças desde sua formalização. Essas mudanças estimularam reestruturações no campo, atingindo principalmente seu sistema de avaliação. A produção acadêmica de um programa passa a equivaler 35% da avaliação e por isso recebe tanta atenção. Parecer ser possível afirmar que a elevada produção cientifíca possui grande impacto nos resultados da avaliação que o programa recebe da Capes, resultando em direcionamentos estruturais para que esse resultado seja satisfatório.
Sendo assim, o objetivo do estudo é compreender de que maneira a lógica produtivista pode influenciar a gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu em administração no estado do Rio de Janeiro. Para atingir tal objetivo, fundamentou-se na base teórica do sociológo frânces Pierre Bourdieu, que percebe o campo como um espaço social onde os agentes inseridos lutam para alcançar posições dominantes conduzidos por seus habitus.
O estudo busca evidenciar como a lógica produtivista se instalou na academia, discorrendo sobre o desenvolvimento do campo da pós-graduação e as principais mudanças referentes ao sistema de avaliação. Dessa forma, se baseará em autores que estudam o assunto (MACCARI, LIMA e RICCIO, 2009; GODOI & XAVIER, 2012; ALCADIPANI, 2011; SANTOS, 2010; OLIVEIRA, 2015; BOSI, 2007; FERREIRA, 2009; MACCARI e ET ALL, 2014). O estudo também se baseia nas perspectivas teóricas de Pierre Bourdieu.
Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Ocorreu a realização de entrevistas presenciais. Os sujeitos da pesquisa foram os docentes credenciados em programas de pós-graduação do estado Rio de Janeiro. Utilizou-se o software Atlas Ti para agrupamento e classificação dos dados e identificação das categorias definidas a priori, sendo elas: campo, habitus, capital e produtivismo. Para a análise utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977).
Na análise dos dados foi possível identificar através da pesquisa bibliográfica e da fala dos entrevistados, as modificações que o campo de pós-graduação em administração passou nos últimos anos, a partir da implementação do ranking qualis. Além disso, por meio do arcabouço teórico de Bourdieu percebeu-se de que maneira os agentes buscam conquistar os capitais importantes no campo, e como o habitus influencia na sua atuação. E por fim, como a lógica produtivista influencia a gestão dos programas inseridos no campo estudado.
Parece ser possível afirmar que a lógica produtivista influencia com intensidade no modo de gestão dos programas. Nota-se que gerir um programa de pós-graduação não é somente atender os requisitos mínimos, mas sim buscar desenvolver estratégias de posicionamento que tenham o intuito de antecipar cenários. Alguns programas buscam prever possíveis solicitações do sistema de avaliação, já se adequando as mesmas antes de sua institucionalização. Assim, quando a formalização ocorrer o programa já estará alinhando, tendo mais chances de receber uma avaliação melhor que os demais.
ALCADIPANI, R. Resistir ao produtivismo: uma ode à perturbação acadêmica. Cadernos Ebape.br. v. 9, nº 4, opinião 3, Rio de Janeiro, Dez. 2011. BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. ____________. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 2008, 9ª Ed. MACCARI, E. A.; LIMA, M., C.; RICCIO, E. L. Uso do Sistema de Avaliação da CAPES por Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil. Revista de Ciências da Administração, v. 11, n. 25, p. 68-96, set/dez 2009.