Expectativas profissionais
Discentes
Curso de Ciências Contábeis
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Planejamento e Organização de Cursos e Programas
Autores
Nome
1 - Francisca Everlene Nogueira Pessoa UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Danielle Augusto Peres UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) -
Reumo
As Instituições de Ensino Superior (IES) necessitam conhecer o seu público-alvo, a fim de que os cursos atendam não só às expectativas do mercado de trabalho, como também às expectativas profissionais de seus discentes. Assim, espera-se com este estudo contribuir para o aperfeiçoamento do curso de Ciências Contábeis da UFC, considerando as percepções e sugestões dos alunos.
Diante da necessidade do atendimento das expectativas dos discentes, emerge o seguinte problema de pesquisa: Qual o nível de atendimento das expectativas profissionais dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará com relação ao curso? Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo geral identificar o nível de atendimento das expectativas profissionais dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Machado e Nova (2008) questionam se o mercado profissional deve ditar as prioridades e os currículos devem ser adequados para atendê-lo; ou as IES devem preocupar-se em preparar profissionais consoante suas concepções. Evidentemente, a questão não é se submeter às exigências do mercado de trabalho e sim trocar informações para que tanto o mercado quanto as IES alcancem um padrão satisfatório de exigência e qualidade dos novos profissionais contábeis (LOUSADA; MARTINS, 2005).
A pesquisa buscou identificar as expectativas e o nível de atendimento destas na concepção dos discentes que estão cursando a partir do terceiro semestre do curso. Para tanto, foi aplicado um questionário entre os meses de abril e maio de 2016, que contou com uma amostra final de 321 respondentes, equivalente à 51,36% do universo da pesquisa. Realizou-se Análise de Conteúdo para as questões abertas e Análise de Correspondência (Anacor) para verificar associações entre as variáveis.
Atendendo ao objetivo geral desta pesquisa, constatou-se que a maioria (64,17%) dos discentes está tendo suas expectativas profissionais atendidas. Inferiu-se que somente para a variável Grau de satisfação com o curso no presente momento existe relação de dependência com a Faixa Etária e para as variáveis Atendimento das expectativas dos alunos e Grau de satisfação com o curso no presente momento pôde-se inferir sua relação com a variável Quantidade de tempo no curso.
Mesmo sendo a obtenção de conhecimentos para o ingresso no mercado de trabalho a expectativa da maior parte dos discentes e a maioria ter afirmado o atendimento das suas expectativas, a maior crítica e sugestão é que seja dado um maior enfoque prático no curso. Conclui-se que o curso de Ciências Contábeis da UFC tem atendido às expectativas dos discentes, o que pode ser maximizado com uma abordagem maior da prática da profissão dentro do curso.
LOUSADA, A. C. Z.; MARTINS, G. A. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 16, n. 37, p. 73-84, jan./abr. 2005.
MACHADO, V. S. A.; CASA NOVA, S. P. C. Análise comparativa entre os conhecimentos desenvolvidos no curso de graduação em contabilidade e o perfil do contador exigido pelo mercado de trabalho: uma pesquisa de campo sobre educação contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 2, n. 1, p. 1-23, jan./abr. 2008.