Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Expectativas profissionais
Discentes
Curso de Ciências Contábeis

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Nome
1 - Francisca Everlene Nogueira Pessoa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Danielle Augusto Peres
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) -

Reumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) necessitam conhecer o seu público-alvo, a fim de que os cursos atendam não só às expectativas do mercado de trabalho, como também às expectativas profissionais de seus discentes. Assim, espera-se com este estudo contribuir para o aperfeiçoamento do curso de Ciências Contábeis da UFC, considerando as percepções e sugestões dos alunos.
Diante da necessidade do atendimento das expectativas dos discentes, emerge o seguinte problema de pesquisa: Qual o nível de atendimento das expectativas profissionais dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará com relação ao curso? Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo geral identificar o nível de atendimento das expectativas profissionais dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Machado e Nova (2008) questionam se o mercado profissional deve ditar as prioridades e os currículos devem ser adequados para atendê-lo; ou as IES devem preocupar-se em preparar profissionais consoante suas concepções. Evidentemente, a questão não é se submeter às exigências do mercado de trabalho e sim trocar informações para que tanto o mercado quanto as IES alcancem um padrão satisfatório de exigência e qualidade dos novos profissionais contábeis (LOUSADA; MARTINS, 2005).
A pesquisa buscou identificar as expectativas e o nível de atendimento destas na concepção dos discentes que estão cursando a partir do terceiro semestre do curso. Para tanto, foi aplicado um questionário entre os meses de abril e maio de 2016, que contou com uma amostra final de 321 respondentes, equivalente à 51,36% do universo da pesquisa. Realizou-se Análise de Conteúdo para as questões abertas e Análise de Correspondência (Anacor) para verificar associações entre as variáveis.
Atendendo ao objetivo geral desta pesquisa, constatou-se que a maioria (64,17%) dos discentes está tendo suas expectativas profissionais atendidas. Inferiu-se que somente para a variável Grau de satisfação com o curso no presente momento existe relação de dependência com a Faixa Etária e para as variáveis Atendimento das expectativas dos alunos e Grau de satisfação com o curso no presente momento pôde-se inferir sua relação com a variável Quantidade de tempo no curso.
Mesmo sendo a obtenção de conhecimentos para o ingresso no mercado de trabalho a expectativa da maior parte dos discentes e a maioria ter afirmado o atendimento das suas expectativas, a maior crítica e sugestão é que seja dado um maior enfoque prático no curso. Conclui-se que o curso de Ciências Contábeis da UFC tem atendido às expectativas dos discentes, o que pode ser maximizado com uma abordagem maior da prática da profissão dentro do curso.
LOUSADA, A. C. Z.; MARTINS, G. A. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 16, n. 37, p. 73-84, jan./abr. 2005. MACHADO, V. S. A.; CASA NOVA, S. P. C. Análise comparativa entre os conhecimentos desenvolvidos no curso de graduação em contabilidade e o perfil do contador exigido pelo mercado de trabalho: uma pesquisa de campo sobre educação contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 2, n. 1, p. 1-23, jan./abr. 2008.