Resumo

Título do Artigo

MOTIVAÇÃO, PERCEPÇÃO DO AMBIENTE, ENVOLVIMENTO E COMPROMISSO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DESTAS RELAÇÕES COM ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Modelo de Astin
Socialização antecipatória
Compromisso profissional

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Edenise Aparecida dos Anjos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Jardim Botanico
2 - EDICREIA ANDRADE DOS SANTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Ivanildo Viana Moura
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico
4 - LAURO BRITO DE ALMEIDA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD
5 - Rogério João Lunkes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

O compromisso profissional do contador é imprescindível de ser estudado, uma vez que não se sabe até que ponto o indivíduo está de fato comprometido com os deveres da profissão e quais são os fatores que influenciam suas atitudes. O foco desse estudo é socialização antecipatória que acontece no nível do ensino de graduação, período em que são moldadas as atitudes, desenvolvidas as capacidades cognitivas antes do indivíduo ingressar no mercado de trabalho e ocorre a aquisição de valores.
Questão de pesquisa: quais fatores, ao longo do curso de graduação em contabilidade influenciam a construção do compromisso profissional dos alunos com a profissão contábil? Objetivo: aumentar a compreensão do processo de formação do compromisso profissional que ocorre na fase de socialização antecipatória, a qual se desenvolve no decorrer dos cursos de graduação para bacharel em ciências contábeis.
Na área de contabilidade, o compromisso profissional determina não somente a fidelidade do profissional para o exercício da profissão, mas também a adesão a códigos de conduta profissionais. A existência do compromisso profissional resulta da socialização profissional que acontece no nível do ensino de graduação ou fase antecipatória (Ahmad, Anantharaman e Ismail, 2012).
Pesquisa de natureza descritiva, realizada por meio de levantamento ou survey. Foi utilizado um questionário adaptado do estudo de Ahmad, Anantharaman e Ismail (2012) aplicado a 71 alunos concluintes da graduação no ano de 2016. Para o tratamento dos dados utilizou-se de técnicas estatísticas de análise descritiva e de modelagem de equações estruturais via PLS.
A análise das hipóteses mostrou que as hipóteses H1, H3 e H4 não foram corroboradas. Somente a hipótese H2 - motivação dos alunos é positivamente associada com o compromisso profissional – foi corroborada.
Os resultados da pesquisa mostram que os fatores motivacionais e de envolvimento não impactam de forma estatisticamente significativa a relação com o comprometimento profissional, apenas com a exceção entre Motivação-Comprometimento Profissional.
Ahmad, Z., Anantharaman, R. N., & Ismail, H. (2012). Students' motivation, perceived environment and professional commitment: An application of Astin's College Impact Model. Accounting Education, 21(2), 187-208. Astin, A. W. (1993). Assessment for excellence: The philosophy and practice of assessment and evaluation in higher education. 1993. The Journal of Higher Education, Vol. 63, No. 6 (Nov. - Dec., 1992), pp. 717-720.