Resumo

Título do Artigo

INTENÇÃO EMPREENDEDORA: Fatores e Abordagens Atuais (Janeiro de 2013 a Janeiro de 2016)
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Palavras Chave

Intenção empreendedora;
Bibliometria;
Análise de citação

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Amelia Silveira
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Doutorado em Administração
2 - Giseli Alves Silvente
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Uninove/SP-UFMT/MT (Dinter)
3 - Clébia Ciupak Ferreira
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Uninove/SP-UFMT/MT (Dinter)

Reumo

A intenção empreendedora pode ser entendida como um estado mental do indivíduo que direciona seus esforços para a iniciação de um novo negócio. A literatura do tema tem se desenvolvido e alicerçado ao longo do tempo. Para aumentar a compreensão do comportamento desta produção científica, acompanhando a dinâmica de sua evolução os estudos bibliométricos, e de análise de citação, por meio de análises fatoriais se constituem em ferramentas adequadas.
Revisões de literatura enfocando a intenção empreendedora foram publicadas de 2014 a 2015: Schlaegel e Koenig (2014), Lortie e Castogiovanni (2015), e Liñán e Fayolle (2015). E, no Brasil, Souza (2015). Porém, em 2016, o conhecimento desta literatura apresentava certa defasagem, considerando janeiro de 2013 a janeiro de 2016, evidenciando a necessidade de uma continuidade. O objetivo foi identificar os fatores e as abordagens atuais na produção científica de intenção empreendedora.
A Teoria do Comportamento Planeado (TCP), de Ajzen (1991), e do Modelo de Evento Empresarial (MEE), de Shapero e Sokol (1982) e Shapero (1984) servem como base teórica da intenção empreendedora. Lortie e Castogiovanni (2015) verificaram que o número de citações para o artigo de Azjen (1991) ocorreu mais de 5000 vezes. Análise desta literatura acumulada de empreendedorismo ampliam horizontes e induzem a novos caminhos no campo da investigação de intenção empreendedora.
O delineamento foi descritivo, quantitativo, com método dedutivo. Adotou-se a técnica bibliométrica para análise das citações e o Software Bibexcel para gerar uma matriz de citações. Esta matriz foi analisada por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS) e da análise fatorial exploratória (AFE). A base de dados Web of Science serviu como referência para coleta e seleção dos 59 artigos científicos relacionados à intenção empreendedora.
Os resultados que emergem da análise fatorial são sete: Empreendedorismo, Influência Cultural e Fatores Pessoais, Educação Empreendedora e Variáveis Influenciadoras; Formação de intenção empreendedora; Riscos de Empreender, Ferramentas Conceituais e Mulher Empreendedora. As abordagens referentes a estes fatores são em número de 17, indicando as especificidades destes fatores, os autores e as datas correspondentes.
Este estudo possibilitou avançar na investigação sobre a produção cientifica da intenção empreendedora, identificando sete fatores e 17 abordagens mais especificas, no período estudado. Houve congruência entre os fatores e as abordagens temáticas analisados neste estudo, se comparadas com os estudos de Liñán e Fayolle (2015) e de Souza (2015). Evidencia-se que o empreendedorismo se constituiu em fator e abordagem de destaque, de maneira prioritária.
AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 50, n. 2, p.179-211, 1991. SHAPERO, A. The entrepreneurial event. In. C. A. Kent (Ed.) The environment for entrepreneurship. Lexington, Mass: Lexington Books, 1984. SHAPERO, A.; SOKOL, L. The social dimensions of entrepreneurship. In: Encyclopedia of Entrepreneurship. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. p. 72-90. 1982.