Resumo

Título do Artigo

Motivação para Empreender em Cenário de Crise Econômica: um estudo com novos empreendedores
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Motivação
Crise Econômica

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Camila Borges Fialho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
2 - Luiz Carlos Wagner
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA - CENTRO
3 - Andrieli de Fatima Paz Nunes
FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA (FISMA) - Santa Maria - Campus 1
4 - Regiane de Oliveira Teixeira
FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA (FISMA) - sede
5 - Ariane Neres de Melo
FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA (FISMA) - Santa Maria

Reumo

Dentro do contexto de empreender, pode ser um risco abrir novos negócios em economias instáveis. Em situações como estas é fundamental que haja persistência e coragem para empreender, pois os resultados costumam aparecer a médio e longo prazo (ENDEAVOR, 2005). É preciso identificar quais condições devem ser cumpridas para levar adiante um processo de inovação e quais os critérios que devem ser adotados para idealizar novos produtos ou serviços (SCHUMPETER, 1984). Num cenário de crise apenas os empreendedores mais qualificados tendem a permanecer no mercado (GOMES, 2015).
Quais razões motivam gestores de novos negócios a empreender em um cenário de crise econômica no Brasil? Para tanto, o objetivo geral deste estudo é analisar as razões que motivam gestores a empreender em um cenário de crise econômica no Brasil. Foram definidos como objetivos específicos apresentar o perfil dos gestores das empresas pesquisadas; investigar a motivação de cada gestor para empreender; verificar as dificuldades enfrentadas pelos gestores para a abertura e a manutenção dos negócios no atual (2015/2016) cenário econômico brasileiro.
Dentre as motivações dos empreendedores a que mais se destaca é a auto realização profissional, além da motivação por necessidade ou, então, por oportunidade. Para Weber (2004) o aproveitamento das oportunidades no novo capitalismo de crescimento e lucro se dá pelo empresário de perfil ousado com habilidade para inovação e transformação no campo de atuação. O empreendedor está sempre atento a novas oportunidades, busca constantemente a inovação de produtos, explorando a área onde atua, mensurando riscos e incertezas, buscando novas formas de gerar riquezas (DRUCKER, 1987).
Este estudo tem natureza exploratória com abordagem qualitativa. Para o contato com os participantes do estudo foi utilizada a pesquisa de campo. A escolha dos sujeitos obedeceu duas técnicas: seleção por conveniência e snowball. Para atender aos objetivos, utilizou-se a pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta dos dados foi utilizado um protocolo de entrevista elaborado com base na literatura. Após a aplicação das entrevistas, as mesmas foram gravadas e transcritas para análise dos dados. Em relação ao tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de discurso.
Com os resultados da pesquisa, percebe-se que o empreendedorismo tem três variáveis que são determinantes ao abrir um negócio, pois todos os empreendedores evidenciaram terem sido impulsionados pelos familiares a empreender, entre outros motivos, aliado a falta de uma oportunidade em uma organização. O empreendedorismo é o grande motor de uma economia, pois são os empreendedores que criam novas formas de negócios criando produtos e serviços diferenciados para atender as diferentes demandas num cenário de dificuldade econômica.
Em relação aos motivos que levaram os empresários a abrir seu próprio negócio, os resultados apontam que a motivação pessoal, gosto pela inovação e ter autonomia com um empreendimento próprio foram os principais gatilhos para o empreendedorismo. Além disso, afirmaram que houve a forte influência familiar, pois já tinham alguém na família com negócio próprio. As possibilidades de estudo empreendedorismo são oportunas, pois os empreendedores são os propulsores das economias contemporâneas, numa era da informação globalizada, ditando uma nova forma de gestão nas organizações.
DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. 6. ed. São Paulo: Editora de Cultura, 1999. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se identificar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1987. SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.