Resumo

Título do Artigo

QUADRO DE ANÁLISE PARA EMPRESAS ATUANTES NA BASE DA PIRÂMIDE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Base da Pirâmide (BoP)
Sustentabilidade
Impacto social

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - RODRIGO LUIZ MORAIS-DA-SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba
2 - Farley Simon Mendes Nobre
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Escola de Administracao
3 - Thálita Anny Estefanuto Orsiolli
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba - Campus Jardim Botânico

Reumo

O problema da pobreza permanece como um dos mais graves e abrangentes da humanidade. Sua solução depende de uma série de ações que exigem, entre outras questões, a atuação de múltiplos agentes, como as empresas. Diante disso, a perspectiva da Base da Pirâmide (BoP) foi proposta, em Prahalad e Hart (2002), buscando a aproximação entre as empresas e as comunidades pobres do mundo com o objetivo de aumentar os mercados de consumo e melhorar a qualidade de vida dessas populações.
Entretanto, uma série de questões foram levantadas após a divulgação dos primeiros trabalhos sobre a perspectiva BoP, incluindo a dificuldade da redução da pobreza juntos às populações e da incapacidade ambiental para o fornecimento de recursos e absorção de resíduos desse novo mercado. Diante dessa problemática, este artigo tem o objetivo de analisar as empresas atuantes na Base da Pirâmide e suas contribuições para as dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade
Para o desenvolvimento deste artigo, utilizou-se a perspectiva teórica da BoP, formulada em 2002 a partir das publicações de C. K. Prahalad e S. Hart, bem como as pesquisas mais recentes sobre o tema. Além disso, as publicações sobre os termos desenvolvimento sustentável e sustentabilidade foram relacionadas à perspectiva da BoP.
Para cumprir o objetivo deste artigo, desenvolveu-se uma análise integrativa (TORRACO, 2005) com as publicações listadas na base Wef of Science envolvendo a perspectiva BoP. A partir dos critérios da aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, 100 publicações foram analisadas a fim de responder quais os critérios que uma empresa deveria contemplar para atuar junto à BoP. Tal análise resultou na identificação de 21 critérios, divididos em 5 categorias analíticas e 6 tipologias de empresas.
A proposta de quadro de análise para empresas atuantes na BoP e suas contribuições para a sustentabilidade conta com 21 critérios, divididos em 5 categorias (tradicional, adequada, inovadora, benefícios mútuos e adequação ambiental). A partir disso, desenvolveram-se 6 tipologias de empresas atuantes na BoP e suas relações com a sustentabilidade.
O quadro de análise desenvolvido neste artigo possui relevância teórica ao propiciar uma análise mais pragmática à área de estudos BoP e por associar categorias e critérios às dimensões econômicas, sociais e ambientais da sustentabilidade. Quanto à relevância prática, acredita-se que o quadro analítico desenvolvido poderá servir como uma base de consulta às empresas com atuação na BoP com intenção de analisar sua relação com a BoP e com as dimensões da sustentabilidade.
PRAHALAD, C. K.; HART, S. L. The Fortune at the Bottom of the Pyramid. Strategy + Business, v. 26, n. 1, p. 1-14, 2002. TORRACO, R. J. Writing integrative literature reviews: Guidelines and examples. Human Resource Development Review, v. 4, n. 3, p. 356-367, 2005.