Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE CACAU: ANÁLISE DAS AÇÕES DA INDÚSTRIA DE CHOCOLATE
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Palavras Chave

certificação
cadeias produtivas
triple bottom line

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Eduardo Cesar Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Angélica da Silva Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras - MG
3 - Marina de Barros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - LAVRAS
4 - Nilmar Diogo dos Reis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras

Reumo

A produção de cacau está concentrada em países com um PIB per capita baixo, com pouca infraestrutura e deficiências no setor de comunicações. O setor é marcado por preços voláteis, produção concentrada em poucos países, baixa produtividade e perdas devido a pragas e doenças. Esse quadro cria barreiras para a sustentabilidade da cadeia produtiva. Para mudar essa realidade, as fabricantes de chocolate desenvolvem projetos de apoio aos pequenos produtores e aquisição de cacau certificado.
Diante do quadro de precariedade na cadeia produtiva do chocolate e as suas implicações diretas no produto e consumidor final, quais são as ações empregadas pela indústria para a promoção da sustentabilidade na cadeia produtiva? O objetivo deste trabalho foi identificar e descrever as ações e metas para aquisição de cacau sustentável e os investimentos para apoio aos produtores de cacau realizados pelas seis maiores fabricantes de chocolate do mundo.
Em 1994, Elkington cunhou o termo “triple bottom line” (Casey et al., 2014). De acordo com Elkington (1998) citado por Casey et al. (2014) o desenvolvimento sustentável busca, simultaneamente, a prosperidade econômica, a qualidade ambiental e a equidade social. Nidumolu, Prahalad e Rangaswami (2009) afirmam que a sustentabilidade influencia na competitividade das empresas, que passaram a repensar seus produtos, suas tecnologias, seus processos e seus modelos de negócios.
A amostra de empresas foi definida a partir da lista dos 100 maiores fabricantes de chocolates e doces do mundo, compilada por Scully (2014), tendo sido analisadas as seis maiores. O estudo teve foco na identificação de ações e resultados dessas empresas referentes à sustentabilidade da cadeia produtiva do cacau. Foram analisados os relatórios de sustentabilidade das maiores fabricantes de chocolate do mundo, referentes às ações e resultados do ano fiscal 2014.
A análise das informações obtidas por meio dos documentos institucionais das seis maiores companhias de chocolate do mundo revela que todas elas compram cacau sustentável e todas possuem programas que auxiliam os produtores, principalmente na África. A maioria das ações envolve treinamento para o aumento da produtividade e adequação às normas de sustentabilidade, distribuição de plantas mais produtivas e resistentes, construção e reforma de escolas, entre outros.
Os resultados mostraram que as seis empresas compram cacau certificado, investem no treinamento dos produtores e desenvolvem projetos nas comunidades. A demanda por essas ações na cadeia do cacau é grande devido às condições socioeconômicas da maioria dos produtores. Três das companhias analisadas definiram como meta para 2020 a aquisição de 100% de cacau sustentável.
CASEY, A. M., CAWTHORNE, J. E., DELONG, K., HEROLD, I. M., LIM, A. (2014). The Triple Bottom Line: Portable Applications and Best Practices for Sustainability in Academic Libraries. Focus on Educating for Sustainability: Toolkit for Academic Libraries. NIDOMULU, R., PRAHALAD, C. K., RANGASWAMI, M. R. Why Sustainability Is Now the Key Driver of Innovation. Havard Business Review, v. 87, n. 9, p. 27-34, set. 2009.