Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA DISCLOSURE NOS PORTAIS ELETRÔNICOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE BRASILEIROS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Accountability nas Instituições de Ensino Superior
Portais Eletrônicos
Programas de Pós-Graduação em Contabilidade Brasil

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - ALCIDO MANUEL JUANIHA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
2 - Liriane Fernanda Leite
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Iniciação Científica
3 - Blênio Cezar Severo Peixe
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

A transformação da sociedade é um processo contínuo acompanha o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC´s). As Instituições de Ensino Superior (IES), são operacionalizadoras por políticas públicas para a educação e dispõem de recursos para garantir a transparência, interatividade e accountability democrática. Esta ação pode constituir uma maneira de tornar públicas as informações para a sociedade em geral, numa perspectiva de governança digital democrática.
Qual a natureza e o nível de disclosure de informações veiculadas nos portais eletrônicos dos Programas de Pós-Graduação em Contabilidade brasileiros? O objetivo consiste em investigar a utilização da internet para a divulgação de informações, transparência e a promoção da accountability e disclosure democrática nos PPGCont, como forma de identificar o padrão e a natureza das informações veiculadas nos portais eletrônicos, com vista a garantir o acesso a informação da sociedade em geral.
A era da informação permite que o cidadão possa participar de forma efetiva na gestão das IES por meios eletrônicos (Akutsu & Pinho, 2002). Para Sampaio (2009), o governo eletrônico consiste na aplicação das TIC´s às funções das IES na diminuição de custos, redução da redundância, maior transparência e accountability e, no aprimoramento de serviços para o cidadão com melhores condições de acesso à informação aos serviços, para acompanhar e monitorar suas atividades (Bertot, Jaeger, & Grime).
A pesquisa segue a abordagem qualitativa de natureza descritiva dos conteúdos de informação veiculados, em 22 web sites dos programas de pós-graduação selecionados por meio dos cursos recomendados pela CAPES. Considerou-se 15 quesitos que representam as informações veiculadas e a análise foi dívida em 3 fases. A análise de conteúdo foi aplicada para compreender a convergência e a harmonização da divulgação dos portais eletrônicos dos PPGCont. Utilzou-se como instrumento o software IRAMUTEQ.
Há falhas na universalização e acesso as informações por meio da utilização das TIC’s. As três fases discutidas na análise foram: 1) dados gerais das instituições do ensino; 2) informações de pesquisa e extensão e; 3) dados administrativos. Os resultados revelam pouca conformidade dos itens mínimos necessários de divulgação. Todos os PPGCont analisados possuem um espaço de divulgação. No entanto, salienta-se que, há falta de facilidade de acesso as informações.
Necessitam-se de informações tempestivas sobre os PPGCont, as quais inviabilizam a rápida disseminação de informações, aumentam os custos e o dispêndio de tempo para que o usuário consiga acompanhar e monitorar por meio das TIC’s, viabilizando a governança democrática eletrônica de forma transparente. Se salienta que a pouca divulgação diminui a transparência das informações para prestação de contas para com os stakeholders.
Akutsu, L., & Pinho, J. A. G. de. (2002). Sociedade da informação, accountability e democracia delegativa: investigação em portais de governo no Brasil. Revista de Administração Pública, 36(5), 723–745. Bertot, J. C., Jaeger, P. T., & Grimes, J. M. (2010). Using ICTs to create a culture of transparency: E-government and social media as openness and anti-corruption tools for societies. Government Information Quarterly, 27(3), 264–271.