Resumo

Título do Artigo

SINERGIA NA CRIAÇÃO DE VALOR PARA STAKEHOLDERS E O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
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Palavras Chave

Teoria dos Stakeholders
Criação de Valor
Desempenho Organizacional

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Estratégia em Organizações

Autores

Nome
1 - Simone Ruchdi Barakat
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo

Reumo

De acordo com a Teoria dos Stakeholders, os gestores devem coordenar os interesses dos indivíduos ou grupos que podem afetar ou são afetados pelo alcance dos objetivos da empresa. Contudo, ainda não está claro como a empresa deve operacionalizar a coordenação desses interesses. Na visão instrumental, deve-se gerenciar as relações que são estrategicamente mais importantes, indicando que os gestores enfrentam uma situação de trade-off ao decidir quais stakeholders atender prioritariamente.
A empresa pode criar valor para dois ou mais grupos de stakeholders simultaneamente e essa sinergia pode levar à vantagem competitiva, uma vez que nessa situação não há uma simples divisão de valor, mas sim, a geração de valor compartilhado. Com o objetivo de avançar nessa perspectiva, este trabalho busca identificar ações e práticas que atendam dois ou mais grupos de stakeholders simultaneamente, e investigar se empresas com ações e práticas mais sinérgicas apresentam desempenho superior.
De acordo com a perspectiva instrumental da teoria dos stakeholders, as empresas podem obter vantagem competitiva por meio do gerenciamento superior de stakeholders. Porém, como os gestores devem alocar seu tempo, atenção, capacidade e outros recursos entre os diversos grupos é uma questão que ainda não está clara. Alguns critérios já foram propostos na literatura como o princípio de fairness, o modelo da saliência e o modelo da importância estratégica do stakeholder.
A pesquisa será feita em empresas que respondem ao questionário do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA. As sinergia de ações e práticas de gestão de stakeholders serão verificadas nas respostas aos questionários. Para medir o construto de desempenho organizacional serão utilizados dados financeiros das empresas. Para aumentar a validade interna do modelo, serão controladas outras variáveis que influenciam o desempenho, como tamanho, risco e indústria.
As hipóteses serão testadas com a utilização de regressão múltipla, que será utilizada para explicar a variável dependente (desempenho organizacional) por meio de variáveis independentes (ações e práticas sinérgicas para gestão de stakeholders). A interpretação dos resultados será feita por meio de três perspectivas: importância das variáveis independentes, tipos de relações encontradas e análise das inter-relações entre as variáveis independentes.
A investigação dessa relação é importante uma vez que elucidar os mecanismos de geração de valor por meio da gestão eficaz dos relacionamentos com os stakeholders pode promover o desenvolvimento de recursos competitivos e ser uma potencial fonte de vantagem competitiva. A possível geração de valor por meio de práticas e ações sinérgicas possibilita a utilização de recursos organizacionais sem que haja necessariamente um trade-off entre os interesses dos múltiplos stakeholders.
Freeman, R. E. (1984). Strategic management: A stakeholder approach. Boston: Pitman. Hair, J. F. et al. (2005). Análise multivariada de dados. Bookman Editora. Harrison, J. S., Bosse, D. A., & Phillips, R. A. (2010). Managing for stakeholders, stakeholder utility functions, and competitive advantage. Strategic Management Journal, 31(1), 58-74. Tantalo, C., & Priem, R. (2016). Value Creation through stakeholder synergy. Strategic Management Journal, 37(2): 314–329.