Resumo

Título do Artigo

EFEITO DO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO BRASIL E CANADÁ NA EVIDENCIAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Teoria Institucional
Responsabilidade Social Corporativa
Evidenciação

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - Pedro de Barros Leal Pinheiro Marino
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria
2 - Rômulo Alves Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria
3 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade
4 - Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

O estudo avalia a influência do ambiente institucional do Brasil e do Canadá sobre a extensão da evidenciação da responsabilidade social corporativa. Adota-se os pressupostos da teoria institucional para investigar se as estruturas que moldam o sistema nacional de negócios (político, financeiro, de educação, de trabalho e cultural) são capazes de influenciar o comportamento das empresas.
Com base neste contexto, foi estabelecida a seguinte pergunta de pesquisa: Características dos sistemas nacionais de negócios do Brasil e do Canadá influenciam na extensão da divulgação de informações de responsabilidade social corporativa? É fundamental compreender quais são os principais fatores que afetam o desempenho social das organizações, especialmente, aqueles fora dos limites das empresas e, portanto, fora do controle direto de seus gestores e executivos.
pela empresaO quadro institucional de cada país reflete a sua história distinta e as peculiaridades sócio-política da sua configuração (Jamali & Mirshak, 2007). No entanto, baseado na tese comum de globalização, o modelo ocidental da RSC está cada vez mais sendo introduzido nos países emergentes. Desta forma, o nível de convergência na RSC explícito pode ser materializado em função das pressões por isomorfismo ( Jamali & Neville, 2011)
São adotados métodos quantitativos de análise, através de estatística descritiva e da análise de dados em painel. Foram considerados como variável dependente o total de evidenciação de informações de RSC, como variáveis independentes, elementos do ambiente institucional e de controle, o tamanho da empresa e a adoção das diretrizes da GRI.São analisadas empresas de materiais básicos, de operações de petróleo e gás e de utilidade pública, entre 2007 e 2014 com ações negociadas nas bolsas de valor
O modelo econométrico proposto fornece alguns passos iniciais no sentido de melhorar o entendimento de como o ambiente institucional pode influenciar respostas de RSC. Os resultados da pesquisa apontam que a extensão da evidenciação de RSC relaciona-se positivamente com os sistemas político e de trabalho e as dimensões culturais que envolvem aversão à incerteza e distância do poder; e negativamente com os sistemas financeiro e de educação e as dimensões culturais individualismo e masculinidade.
A pesquisa identifica o efeito de características do sistema nacional de negócios na extensão da divulgação de informação de RSC. A utilização dos indicadores para as estruturas institucionais que moldam o SNN permitem novos insights sobre o comportamento socialmente responsável das empresas. No campo gerencial, os resultados do trabalho indicam aos gestores que fatores externos são capazes de influenciar a extensão da evidenciação requerida pelos stakeholders.
Jamali, D., & Mirshak, R. (2007). Corporate social responsibility (CSR): theory and practice in a developing country context. Journal of Business Ethics, 72(3), 243-262. Jamali, D., & Neville, B. (2011). Convergence versus divergence of CSR in developing countries: an embedded multi-layered institutional lens. Journal of Business Ethics, 102:4, 599–621.