Resumo

Título do Artigo

GERAÇÃO Y – UM OLHAR SOBRE O MERCADO DE TRABALHO E A RETENÇÃO DE TALENTOS DO SUJEITO Y
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Palavras Chave

geração y
mercado de trabalho
retenção de talentos

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Ani Taís Baierle
FACULDADE TRÊS DE MAIO (SETREM) - Três de Maio
2 - Cândida Bavaresco
FACULDADE TRÊS DE MAIO (SETREM) - Três de Maio
3 - Cecilia Smaneoto
FACULDADE TRÊS DE MAIO (SETREM) - Três de Maio
4 - Adriane Fabricio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa maria rs

Reumo

O mercado de trabalho atual recepciona um encontro de gerações: as diferentes forças de trabalho formadas e influenciadas pelos momentos sociais, econômicos e culturais, que são capazes de formar estruturas que diferenciam cada geração. A geração Y ao ingressar no mercado de trabalho, se deparou com um conflito de gerações, que se intensifica com as gerações Baby Boomers e geração X. Já a geração Y entrou no mercado de trabalho com dinamismo, ousadia e alta capacidade de lidar com aparelhos tecnológicos, passaram a dominar setores nas empresas de todos os portes e perfis.
Problematização: o que os profissionais da geração Y esperam das empresas nas quais atuam, quais as expectativas e fatores que geram satisfação aos profissionais da geração Y e o que influência na retenção destes talentos nas empresas. Objetivos: Diagnosticar o perfil, os fatores que influenciam na satisfação, o que os profissionais da geração Y esperam das empresas e seus gestores e quais são os aspectos decisivos na retenção.
A teoria de base traz assunto referenciado por autores da área do comportamento humano, da motivação, do mercado de trabalho, da retenção de talentos e da gestão de pessoas. Aliado a estas teorias também é sustentada a teoria sobre as gerações, com maior ênfase a Geração Y, que é assunto norteador deste.
Os métodos utilizados em suas abordagens foram o dedutivo e o quantitativo. Os procedimentos utilizados na pesquisa foram baseados na pesquisa exploratória, descritiva, revisão bibliográfica e pesquisa de campo. As técnicas utilizadas foram a coleta de dados, questionário, análise de dados e de resultados e amostra, composta por 280 jovens da geração Y, acadêmicos de uma Instituição de Ensino, sendo 40 alunos de cada um dos cursos de Administração, Psicologia, Engenharia de Produção, Agronomia, Enfermagem, Pedagogia e Sistemas de Informação.
Os resultados obtidos mostram o perfil dos respondentes que 56% são mulheres, que a renda dos pesquisados está entre de R$ 510,01 à R$ 2.040,00, possuem na sua maioria de 20 à 30 anos, que 24% atuam no ramo de serviços, 23% no setor público, 19% no ramo comercial, 18%, industrial, 14% no agronegócio e apenas 2% são autônomos. Valorizam as oportunidades de crescimento e desenvolvimento como fator principal de retenção, valorizando também a remuneração. São valorizadores essenciais da família e do trabalho.
As análises e conclusões citadas partiram de um cruzamento entre os dados obtidos com esta pesquisa e os dados colhidos a partir das pesquisas teóricas. Considerando o objetivo geral e os específicos, verificou-se que todos foram alcançados, e representados no estudo. A geração Y identifica o trabalho como uma fonte de satisfação e aprendizado, muito mais do que uma fonte de renda. Os principais fatores motivacionais são satisfação com o trabalho que realizam, seguido de remuneração, reconhecimento e oportunidades de crescimento.
Autores como Alves (2009), Barbosa (2009), Calliari E Motta(2012), Colella, Hitt, A. Miller (2007), Dias (2011), Engelmann (2009), Gullich, Lovato, Evangelista (2007), Kuntz (2015), Lancaster, Stillman (2011) Lipkin E Perrymore(2010), LOIOLA (2009), LOMBARDIA (2008) , MACEDO (2012), OLIVEIRA (2011), RIBAS (2012), RIBEIRO (2008), ROBBINS (2009), SHINYASHIKI (2015), VELOSO, DUTRA, NAKATA (2008) dentre outros colaboraram com o estudo.