Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA FLEXIBILIDADE DO RH NA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
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Palavras Chave

Flexibilidade de RH
Aprendizagem Organizacional
Aprendizagens Individual e de Grupo

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Isabel Cristina Scafuto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
2 - Veronica Ahrens
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
3 - Paulo Yun Cha
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - USP

Reumo

Para se manterem competitivas as empresas devem se adaptar ao ambiente, e isso promove a aprendizagem por meio de informações e conhecimentos úteis para o desempenho organizacional Fiol e Lyles (1985). Pesquisadores de recursos humanos propuseram que a flexibilidade de RH pode ser ideal para influenciar positivamente o desempenho das empresas (Lepak, Takeuchi, e Snell, 2003). Assim, surge a ideia de realizar um estudo que possa relacionar a Flexibilidade do RH com Aprendizagem Organizacional.
Estratégias que permitem a flexibilidade determinam parcialmente a capacidade de aprendizagem e criam um impulso para a AO (Pawlowsky, 2001). O gestor de RH deve fomentar cada vez mais a flexibilidade organizacional para que a empresa consiga permanecer no mercado (Wright e Snell, 1998). Então, o objetivo desse estudo é avaliar qual a influência da flexibilidade do RH na aprendizagem organizacional, mediada pelas aprendizagens individual e de grupo.
Aprendizagem organizacional é o processo de melhorar ações a partir de um melhor conhecimento e entendimento, e não apenas a somatória da aprendizagem individual (Fiol & Lyles, 1985). A Flexibilidade do RH é uma capacidade que o RH tem de pegar algumas práticas e as pessoas com um repertório de habilidades, e usar destes artifícios para responder e se adaptar às mudanças de mercado e ser bem sucedido (Wright e Snell, 1998).
Para testar esta relação, optou-se por uma pesquisa de abordagem quantitativa com a aplicação de um questionário online de duas escalas validadas: Dimensões da Aprendizagem Organizacional (Marsick & Watkins, 2003) e a Flexibilidade do RH (Way et al., 2015). A amostra válida contou com 222 respondentes da área de RH. Os dados foram tratados com a Modelagem de Equação Estrutural com a ajuda do software smartPLS (Partial Least Squares), com o intuito de validar o modelo proposto.
Os resultados demonstraram que a Flexibilidade do RH tem uma influência positiva sobre a Aprendizagem Organizacional. E esta influência é mediada pela Aprendizagem Individual e Aprendizagem de Grupo. Todas as Hipóteses foram comprovadas.
A Flexibilidade de RH ainda é um constructo novo e tem muito a ser estudado. As práticas que envolvem o constructo se relacionam com habilidades e comportamentos na adaptação aos ambientes, assim, é coerente que esteja ligado à aprendizagem organizacional. Estudos da Flexibilidade de RH, pelas condições de trabalho dinâmicas das organizações atuais, podem ser importantes para que possam possibilitar práticas de RH ainda mais estratégicas.
Fiol, C. M.; Lyles, M. A. (1985). Organizational Learning. Academy of Management Review. 10(4), 803-813. Marsick, V. & Watkins, K. (2003). Demonstrating the value of an organization’s learning culture: the dimensions of the learning organization questionnaire. Advances in Developing Human Resources. 5(2), 132-151. Way, S., Tracey, J., Fay, C., Wright, P., Snell, S. Chang, S. & Gong, Y. (2015). Validation of a Multidimensional HR Flexibility Measure. Journal of Management. 41(4), 1098–1131.