Resumo

Título do Artigo

ESTRUTURAÇÃO DA INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS ORGANIZACIONAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Redes Sociais Virtuais Organizacionais
Inovação Organizacional
Teoria da Estruturação

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Gestão da Inovação

Autores

Nome
1 - Alexandre Ramires de Castro
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios

Reumo

Sendo as Redes Sociais Virtuais Organizacionais (RSVO) fonte para as pesquisas que visam analisar como estes aspectos contribuem para a inovação organizacional, tema ainda não desenvolvido em muitas pesquisas na área da Administração. Desta forma motivando o presente estudo no sentido de aprofundar a análise do processo de estruturação e institucionalização de uma inovação organizacional a partir da perspectiva das RSVOs.
O problema dessa pesquisa é: como o uso das redes sociais virtuais organizacionais influenciam a estruturação da inovação organizacional? Tendo como objetivo da pesquisa analisar como as redes sociais virtuais organizacionais influenciam a estruturação da inovação organizacional. Em termos específicos, analisar as principais características das RSVOs e como estas contribuem para a inovação organizacional através da estruturação e institucionalização identificando oportunidades e lacunas teóricas
A inovação deve ser problematizada e não considerada como dada com natural, envolvendo todos os atores sociais, uma vez que estes são sujeitos ativos, que criam e recriam as estruturas legitimando sua ação nas práticas sociais dentro das sub-organizações e da organização. O processo de inovação organizacional deve implicar em arranjos estruturais e institucionais, de caráter horizontal e longitudinal em torno das práticas adequadas as situações do campo empírico estudado(contexto organizacional)
O projeto de pesquisa está delineado com abordagem qualitativa, tanto na coleta como na análise dos dados primários (observação participante e entrevistas) e secundários (documentos físicos e virtuais), sendo um caso de estudos múltiplos. O período de referência para orientar o estudo empírico estende-se de 2013 a 2018. Justifica-se esse recorte temporal longitudinal pelo fato de que a Rede Senac EAD foi constituída em 2013 e o fenômeno será observado e acompanhado pelo pesquisador até 2018.
Espera-se encontrar relações entre as RSVOs e a inovação organizacional, transformando o contexto das organizações conforme as estratégias de legitimação e a teoria da estruturação apontam.Pretende-se averiguar qual a importância da RSVO em todo o processo de inovação nas práticas organizacionais, evidenciando-se como isto ocorre de forma dinâmica e ao longo do tempo.
A inovação organizacional e as RSVOs apresentam aos pesquisadores e profissionais diversos desafios de estudo a serem vencidos, as reflexões teóricas e a análise empírica podem colaborar com a produção de novos conhecimentos no espaço acadêmico e servir de subsídio para as organizações utilizarem de uma forma mais eficiência estas estruturas das RSVOs, que não estão alicerçadas no modelo hierárquico padrão das organizações, sendo transversal na sua constituição e nas suas ações
BARLEY, S. R.; TOLBERT, P. S. Institutionalization and structuration: Studying the links between action and institution. Cornell University, ILR School, 1997. GIDDENS, A. A constituição da sociedade. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. MIGNERAT, M., RIVARD, S. Positioning the institutional perspective in information systems research. Journal of Information Technology, v.24, p.369–391, 2009. ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. 4a.ed. New York: Free Press, 1995.