Resumo

Título do Artigo

ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL: Um estudo sobre os empreendedores sociais de Startups
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Palavras Chave

Orientação empreendedora
Negócios Sociais
Startups

Área

Consórcio Doutoral

Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Viviane Celina Carmona
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Francisco Matarazzo

Reumo

A Orientação Empreendedora representa os métodos, o estilo de tomada de decisão gerencial, as práticas e a forma de agir de modo empreendedor.
Esse fenômeno será observado no contexto dos negócios sociais, um novo campo de pesquisa do empreendedorismo social que está evoluindo, apresentando diferentes influências conceituais, abrangência e nomenclaturas e que possui como missão principal atrelar a minimização dos problemas sociais, geração de impacto social e sustentabilidade financeira do negócio.
A proposta deste projeto consiste em propor um modelo teórico para o estudo da Orientação Empreendedora no contexto de Sturtups brasileiras, identificando os antecedentes, apontando seus resultados ou saídas, relacionando as dimensões inovatividade, proatividade, assunção de riscos e agressividade competitiva e o desempenho de empreendimentos sociais.
Este estudo tem caráter exploratório, misto - quantitativo e qualitativo, que será executado a partir do modelo teórico para estudo da orientação empreendedora em organizações sem fins lucrativos. A pesquisa será aplicada a negócios sociais de alto impacto, startups incubadas. Os casos de negócios sociais deverão ser escolhidos para replicar casos anteriores ou ampliar a teoria, serão aproximadamente 80 casos.
Relacionando as dimensões inovatividade, proatividade, assunção de riscos e agressividade competitiva , teremos caracteristicas que influenciam o desempenho de negócios sociais.
Partindo da análise dos antecedentes dos negócios sociais será possível identificar a missão, a motivação dentre outras informações que beneficiarão pesquisas na área. Os resultados da Orientação Empreendedora são indicadores importantes para o planejamento de ações de gestores e stakeholders .
Miller (1983)Stevenson e Jarillo (1990)Covin e Slevin (1991) Zahra, (1993)Zahra; ovin, (1995) Lumpkin e Dess (1996)Wiklund (1998) Covin e Miles (1999)Wiklund (1999)Wiklund, J., & Shepherd, D. (2003)Wiklund; Shepherd (2005)Covin, Green e Slevin (2006) Keh et al., (2007)Naldi et al. (2007) LI, Y., at al. 2008) Wang,(2008) Li, Y. (2009)Martens e Freitas (2010) Lazzarotti et al., (2015)Leadbeater,C. 1997Dees , J.G., 1998Bornstein , 1998Oliveira, 2004Yunus, 2007Vasquez e Davila,2008Dacin et al. 2010 Arroyo-López, P.E., De Lourdes Cárcamo-olís, M. 2011 Lumpkin, G. T., et al. 2013Ţigu, G., et al