Resumo

Título do Artigo

SENTIMENTOS TOPOFÍLICOS E SUAS RELAÇÕES COM A ATITUDE E A INTENÇÃO EMPREENDEDORA
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Palavras Chave

Topofilia
Atitude Empreendedora
ntenção empreendedora

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - ANTONIA MÁRCIA RODRIGUES SOUSA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
2 - FABIANA PINTO DE ALMEIDA BIZARRIA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - ALEXANDRE OLIVEIRA LIMA
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA
4 - Marcus Vinicius de Oliveira Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Cento de Ciências Sociais Aplicadas
5 - Raimundo Eduardo Silveira Fontenele
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC

Reumo

Características comportamentais propícias à criação de negócios relacionam-se à condições macro ambientais do espaço de vivência e atuação do empreendedor (MINELLO et al., 2011), o que suscita análises sobre as potencialidades locais e, com isso, melhor consideração sobre as oportunidades na criação ou difusão de negócios (SHAPERO; SOKOL, 1982). Para descrever os sentidos da vinculação do sujeito empreendedor com o ambiente, têm-se o conceito topofilia, relacionado aos sentimentos que o individuo desenvolve pelo lugar, como resultado da identificação com o esse espaço (TUAN, 1974, 1980).
Observa-se que nas discussões sobre os sentimentos suscitados pela sensação de pertencimento e afetividade pelo local (topofilia), e as intenções e atitudes empreendedoras do indivíduo, encontra-se um gap de estudos que explorem essa relação. Dessa forma, têm-se que a atuação empreendedora colabora com a análise contextual e processa valorações em torno do ambiente, subsidiadas por construções afetivas em torno do sentimento de pertencimento. Portanto, a pesquisa objetiva investigar a relação entre a intenção e a atitude empreendedoras na formação de sentimentos topofílicos em universitários.
Pela relevância das intenções e das atitudes empreendedoras no cenário de globalização, com suporte na estrutura capitalista (FILION, 1999), observa-se o apelo atual para análises que busquem novas compreensões e construções que explora o empreendedorismo e sua relação com a topofilia, ou seja, o elo afetivo envolvido na identificação com o lugar (TUAN, 1974), colabora com a tendência de novas abordagens acerca do fenômeno empreendedor, que possibilitem o entendimento desse processo com base na experiência de vida e nas representações subjetivas (NOVAES; GIL, 2009).
Realizou-se estudo descritivo, quantitativo, por meio de questionários com 33 itens distribuídos por três construtos (Atitude Empreendedora, Intenção Empreendedora e Sentimentos Topofílicos), com escala likert de cinco pontos, aplicados em uma amostra de 360 discentes de três IES do Ceará. Para responder as hipóteses (H1 - O nível de atitudes empreendedoras impacta positivamente na formação de sentimentos topofílicos e H2 - O nível de intenção empreendedora impacta positivamente formação de sentimentos topofílicos), procedeu-se Análise com auxílio softwares estatísticos SPSS 22.0/AMOS 20.0
Na análise das trajetórias causais ficou evidenciado que todas elas são estatisticamente significativas. A análise do modelo mostra que boa parte dos pesos fatoriais são elevados (≥0,5), além de ter coeficiente de determinação adequado de 0, 27 (R2≥0,25), que informa o poder explicativo da regressão. Todos os pesos de regressão padronizados (β) são significativos ao nível de significância (p< 0,001), e ainda, que existe uma correlação entre Intenção Empreendedora e Atitude Empreendedora (0,36). Os valores de C.R. estão acima dos valores de referência (C.R>│1,96│).
Os resultados demonstram que há influência positiva da atitude e da intenção empreendedora nos sentimentos de topofilia, haja vista que as hipóteses do estudo não foram refutadas, sendo válidas para este estudo, indicando que modelo teórico é capaz de reproduzir a estrutura correlacional das variáveis manifestas observadas na amostra da pesquisa. Com isso, acredita-se que diante do espírito empreendedor, os discentes tendem a desenvolver sentimentos de apego à região/local/cidade que vivem e, com isso, desenvolvem sentimentos topofílicos.
AJZEN, I. Nature and operation of attitudes. Annual Review of Psychology, n. 52, p. 27-58, 2001. TUAN.Y.F. Espaço e Lugar: a perspectiva de experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel. 250 p. 1983. SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo. 2008. 176 p.