Resumo

Título do Artigo

Gestão ambiental: Estudo de caso em uma empresa do segmento calçadista
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão ambiental
Segmento calçadista
Sustentabilidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Leandro Adriano Wallauer
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Campus II
2 - Dusan Schreiber
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICSA

Reumo

A gestão ambiental possui importante papel no desenvolvimento de mecanismos que facultam a interação entre processos produtivo e meio ambiente, destacando-se como principal instrumento para se alcançar um desenvolvimento industrial sustentável. O setor calçadista é um segmento industrial de grande relevância no cenário econômico e social do Brasil, tornando interessante entender como a temática ambiental é trabalhada neste tipo de organização.
Dentro do referido contexto, este estudo parte do seguinte problema de pesquisa: Como se apresentam as práticas de gestão ambiental em uma empresa do setor calçadista? Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo descrever e analisar como uma empresa do segmento calçadista incorporou as práticas de gestão ambiental em suas operações.
Com o intuito de contemplar a proposta deste estudo, a fundamentação teórica constitui-se de tópicos sobre: meio ambiente e a sustentabilidade, sustentabilidade empresarial, gestão ambiental nas organizações. Os referidos temas, que foram revisados, facultaram a identificação de categorias de análise, evidenciando aspectos relevantes do processo de gestão ambiental em uma empresa industrial, do setor de calçados, analisada neste estudo.
O presente trabalho consiste de um estudo de caso referente às praticas de gestão ambiental realizadas em uma empresa do segmento calçadista. De natureza aplicada e abordagem qualitativa, a pesquisa é considerada descritivo-exploratória, utilizando como coleta de dados à entrevista semiestruturada em profundidade e observação não participante. As entrevistas foram gravadas com o consentimento dos entrevistados, e após sua transcrição, foram interpretadas e reescritas no formato de narrativa.
A empresa em estudo respeita a legislação vigente e realiza uma série de atividades socioambientais por iniciativa própria, visando uma educação ambiental para colaboradores e comunidade. Entretanto, o desenvolvimento de produtos com consciência ambiental consiste de uma pratica a ser implementada. Para os entrevistados, a gestão ambiental no segmento calçadista é mais realizada por necessidade do que por consciência, constituída de ações reativas que visam atender a legislação vigente.
Na organização em estudo foi possível observar práticas relacionadas à gestão ambiental, e evidenciou-se a percepção dos diretores sobre o tema em trabalho. Entretanto, os dados coletados neste estudo condizem com a realidade de uma empresa do segmento, impossibilitando a generalização dos resultados obtidos. Para trabalhos futuros, ressalta-se a possibilidade de aprofundar a análise feita, bem como o estudo de algum cluster, a fim de analisar trabalhos realizados em determinada região.
BÁNKUTI, Sandra Mara Schiavi; BÁNKUTI, Ferenc Istvan. Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no brasil. Gestão & Produção, Mar 2014, Volume 21 Nº 1 Páginas 171 - 184. BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: Conceitos, modelos e instrumentos. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 376p. DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2ª ed. São Paulo, SP: Editora Atlas, 2011. 220p.