ÉTICA EMPRESARIAL E A POSTURA DOS FUNCIONÁRIOS NA ERA DIGITAL
Palavras Chave
Ética empresarial
Justa Causa
Empreendedorimo
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Jussara da Silva Teixeira Cucato UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - André Torres Urdan UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Mestrado e Doutorado em Adminstração
3 - Edmilson de Oliveira Lima UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA e MPGE
4 - João Marcos Almeida UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
Reumo
O caso relata o nascimento de uma indústria metalúrgica, até os dias atuais. Trata do comportamento desleal de membros da equipe de vendas, começando pela postura ilícita e antiética de um vendedor, até o caso do colaborador praticante de Negociação Habitual. Expõe, também, a trajetória de um office-boy, até o cargo de gerente industrial. É possível identificar, ainda, processo de Spin-off empresarial, liderança e gestão de equipes entre outros temas relativos à administração.
Objetiva-se oferecer aprofundamento aos alunos acerca dos temas apresentados, a partir da imersão no cenário real, especialmente relacionado as práticas éticas em ambiente empresarial, mais especificamente ao departamento comercial de uma indústria, propiciando, no tema abordado, aprendizado mais significativo. Por ser uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem o esperado é que o aluno desenvolva o pensamento criativo e atue como corresponsável de seu aprendizado.
Os dados foram levantados por intermédio de entrevistas semiestruturadas com o gerente industrial da empresa. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise foi por abordagem indutiva, num processo iterativo, no qual os dados foram constantemente revisitados e reinterpretados (Eisenhardt, 1989). Contribuindo para um maior aprofundamento no material, as etapas propostas por Bordin (2003), foram seguidas minunciosamente, tal esquadrinhamento serve como alicerce para o caso.
Ética Profissional e Empresarial, Sistemas da Informação, Liderança e Gestão de Equipes, Comunicação Empresarial, Direito Empresarial, Administração Estratégica, Empreendedorismo, Constituição Formal de Empresas, Gestão de Pessoas, Cultural Organizacional, Legislação Social e Trabalhista, Administração de Tecnologia da Informação e Empreendedorismo.
Pozo, J. I. (1998). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre. Artmed.
Prahalad, C. K., & Hamel, G. (2006). The core competence of the corporation. In Strategische unternehmungsplanung—strategische unternehmungsführung (pp. 275-292). Springer Berlin Heidelberg.
Srour, R. H., Zylbersztajn, D., Maçada, A. C. G., Becker, J. L., Mazzilli, C., Dahab, S. S., ... & Marcelino, G. F. (1994). Ética empresarial sem moralismo.Revista de Administração, São Paulo, 29(3)