Resumo

Título do Artigo

E AGORA...UATT?

Palavras Chave

Estratégias Organizacionais
Internacionalização
Empreendedorismo

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - MARISA LUCIANA SCHVABE DE MORAIS
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Curso de Ciências Contábeis
2 - Josiane da Luz
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
3 - Sidnei Vieira Marinho
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
4 - Anete Alberton
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA

Reumo

Este caso de ensino apresenta a trajetória do empresário Rafael Biasotto (e de sua empresa do ramo comercial - artigos para presentes) que começou muitíssimo singela e que quatorze anos depois se mostra consolidada. O texto relata as expectativas iniciais (marcado por inúmeras dificuldades), as motivações, os obstáculos enfrentados, a primeira loja própria, a primeira franquia, os acertos e os erros cometidos e, por fim, as inquietações do gestor relacionadas a manutenção e expansão do negócio.
Este caso para ensino tem como objetivos discutir a internacionalização de uma marca, refletir sobre o empreendedorismo e a sua influência no processo de tomada de decisão, discutir as franquias como alternativa de expansão empresarial e estratégia competitiva e também discutir sobre o E-Commerce como estratégia de alavancagem de vendas no varejo, e as suas implicações (plataformas a se usar, riscos de fraude, formas de pagamento, logística, pós-venda, etc).
Este caso para ensino representa é real e os dados foram obtidos por meio de fontes primárias e secundárias. As fontes primárias se deram por e entrevistas ao Presidente da empresa, Sr. Rafael Biasotto, enquanto as fontes secundárias foram obtidas por meio do Livro “#VQD - Vai que dá” (Castanheira, 2014) e também do vídeo disponível no site da empresa.
O caso foi elaborado para utilização em cursos de graduação e pós-graduação em Administração, em disciplinas relacionadas às estratégias organizacionais, internacionalização e empreendedorismo.
CARNEIRO, J.; DIB, L. A Avaliação comparativa do escopo descritivo e explanatório dos principais modelos de internacionalização de empresas. Internext: Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM. v. 2 n.1, p. 1-25, 2007. CATALANI, L., KISCHINEVSKY, A., RAMOS, E., SIMÃO, H. E-commerce. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios, 2 .ed. Rio de Janeiro: Campus, 2014.