Resumo

Título do Artigo

GINGANDO OUTSIDE BRAZIL: THE MEANING OF THE CONSUMPTION OF BRAZILIAN CAPOEIRA IN GERMANY
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Palavras Chave

internacionalização da capoeira
place branding
comunidades globais de consumo

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Indutivos

Autores

Nome
1 - Mariana Bussab Porto-da-Rocha
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - campus Francisco Gracioso
2 - Vivian Iara Strehlau
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo

Reumo

a capoeira é uma manifestação cultural brasileira que está hoje presente em mais de 150 paises. A sua internacionalização se espalha rapidamente, recebendo grande aceitação (até maior que no próprio pais de origem) entre os estrangeiros que assumem a pratica. O interesse por Place Branding e a necessidade de se trabalhar a imagem de uma marca pais vem aumentando e a exportação de produtos culturais, pela carga simbolica que carregam, podem ser definitivos na busca por um diferencial competitivo.
A partir então do entendimento que o fenômeno da internacionalização da capoeira impressiona por suas dimensões, por seu histórico e também pelos possíveis impactos na gestão de uma marca Brasil, o presente estudo iniciou-se com objetivo de responder à pergunta: “por que capoeiristas estrangeiros se engajam numa atividade originada e impregnada da cultura brasileira?”. Entender o que os atrai, mas mais importante, o que os mantêm praticando e difundindo a capoeira pelo mundo.
Administrar e controlar a marca-país impacta na atração de turistas, fábricas, empresas, negócios, talentos, além de abrir mercados para exportação (Hanna e Rowley, 2008; Dinnie, 2003). Devido à carga simbólica que carregam as manifestações culturais brasileiras, podem se mostrar uma forma privilegiada da compreensão desta identidade brasileira. A imagem da marca Brasil está impregnada de associações feitas a produtos culturais internacionalizados, como samba, bossa nova, telenovelas, igrejas.
Com a intenção de buscar a experiência subjetiva, ou seja, a interpretação que os capoeiristas fazem do motivo da capoeira ter entrado em suas vidas e, mais importante até, de ter permanecido relaizou-se uma pesquisa fenomenológica. Foram realizadas dez entrevistas em profundidade com capoeiristas alemães e brasileiros, observação participante em duas aulas de capoeira em Hamburgo e não participante num evento em Hannover (Alemanha). Analise de conteudo com ajuda do ATLAS/TI.
Os dois aspectos da capoeira que mais atraem os capoeiristas alemães são os aspectos fisicos (capoeira como esporte vigoroso, luta e acrobacia) e o artistico (o elemento musica). Mas os mantêm na prática é o aspecto social, o senso de comunidade que é sentido através das relações com os mestres, demais integrantes do grupo e, indo além de fronteiras, da comunidade capoerística global. A capoeira promove um sentimento de libertação metaforica e literal em seus praticantes.
Muito embora seja uma manifestação cultural brasileira, a capoeira é flexivel - tantos em sua definição, como em sua variedade - a ponto de se moldar e agradar diferentes tipos de pessoas e culturas. Ela preenche necessidades universais - notadamente o senso de comunidade e pertencimento - justificando então a grande aceitação mundial da prática. Reconhecidamente brasileira em sua conquista do mundo ela acaba divulgando e aumentando interesse e conhecimento dos estrangeiros sobre o Brasil.
Aguiar, E.C & Barbosa, O.T. (2013) Fenomenologia da Percepção: uma abordagem para a investigação de experiências de consumo. In: IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Brasilia/DF, november from 3rd to 5th. Dinnie, K. (2004) Place Branding: overview of an emerging literature, Place Branding and Public Diplomacy, 1(1): 106-110. Falcão, J. L. C. (2008) A internacionalização da capoeira. In: Ministério das Relações Exteriores, Revista Textos do Brasil.