Resumo

Título do Artigo

FUSÕES, AQUISIÇÕES E EARNINGS MANAGEMENT: REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM LÍNGUA INGLESA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Fusões e Aquisições
Earnings Management
Revisão Sistemática

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Propriedade e Reestruturações

Autores

Nome
1 - Oscar Neto de Almeida Bispo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Saulo Cardoso Maia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Leandro Eduardo Vieira Barros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - Francisval de Melo Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Diversos autores demonstraram interesse em conhecer o que ocasiona a diminuição de valor após as fusões e aquisições (M&As). Na visão de alguns, a assimetria informacional e o oportunismo dos gestores são condicionantes para essa diminuição, haja vista que estes podem utilizar de discricionariedade para gerenciar as informações contábil-financeiras (earnings management – EM) dispondo-se a retratar uma realidade da empresa que não é a verdadeira, objetivando atender aos seus próprios interesses.
Visando contribuir com a fronteira do conhecimento sobre as implicações do EM para as transações de M&As, o estudo procurou responder: como se encontra o estado da arte dos temas M&As e earnings management? O objetivo geral ficou delimitado em realizar uma revisão bibliográfica sistemática nos artigos sobre M&As e EM para identificar e analisar aqueles mais relevantes publicados em língua inglesa, disponíveis na base Web of Science.
Para Jensen e Meckling (2008), devido aos interesses particulares, gestores e acionistas podem conflitar quanto às escolhas que envolvem a organização. Assim, em momentos de M&As os gestores, movidos pelo interesse particular, podem praticar EM usando discricionariedade nos accruals anormais para interferir a informação contábil a ser divulgada ao mercado e, consequentemente, afetar a análise do desempenho da empresa ou influenciar as relações contratuais que dependam da contabilidade.
Revisão sistemática em artigos sobre M&As e EM, contidos na base Web of Science. O período de análise contemplou o ano 1945 ao 1º trimestre de 2016, com as palavras-chave earnings management, accruals, earnings manipulations e managing earnings, sendo rastreadas por meio de rótulos e operadores boolianos – AND e OR. A amostra final contemplou 7 artigos, conforme delimitado pelo valor h-index. Utilizaram-se os memorandos reflexivos e diagramação propostos por Finfigeld-Connett (2014).
Há evidências que: a) as companhias adquirentes aumentam o lucro ex ante M&As stock for stock; b) o desempenho de M&As stock for stock é inferior àquelas realizadas com pagamento por meio de caixa; c) existe associação positiva entre os accruals anormais ex ante e o surgimento de processos judiciais ex post às M&As stock for stock; d) é realizado EM para aumento do lucro utilizando-se accruals do balanço patrimonial – mas, esse resultado não se aplica utilizando-se accruals a partir da DFC.
A revisão sistemática verificou que há interesse na utilização de accounting choices para elevar os lucros nos períodos próximos às M&As. Utilizar os accruals do balanço patrimonial para aferir o EM traz resultados conflitantes, quando comparado aos accruals calculados pela DFC. Pesquisas futuras poderiam estudar accounting information e value relevance evidenciando os impactos, por exemplo, do compliance, impairment e fair value para as companhias envolvidas em M&As.
FINFGELD-CONNETT, Deborah. Use of content analysis to conduct knowledge-building and theory-generating qualitative systematic reviews. Qualitative Research, v. 14, n. 3, p. 341-352, 2014. JENSEN, Michael C; MECKLING, William H. Teoria da firma: comportamento dos administradores, custos de agência e estrutura de propriedade. RAE, vol. 48, nº 2, abr./jun. 2008, pp. 87-125.