Resumo

Título do Artigo

SINERGIA EM FUSÕES E AQUISIÇÕES: O CASO DO BANCO DO BRASIL – UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Fusões e Aquisições
Sinergia
Rentabilidade

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Propriedade e Reestruturações

Autores

Nome
1 - João Paulo Albuquerque Kalil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Matheus de Carvalho Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - David William Araujo Jorge
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras/MG
4 - Ana Alice Vilas Boas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Tendo em vista o atual contexto mercadológico e competitivo ampliado em nível global, as empresas viram-se frente à necessidade de mudanças e de enfrentar novos desafios, buscando atuar de maneira eficaz os mercados muitas das vezes se envolvendo em processos de fusões e realizando aquisições mantendo-se competitivas no mercado.
Os processos de aquisições realizadas pelo Banco do Brasil no período de 2008-2014 geraram ganhos de sinergia? O presente trabalho tem como objetivo os processos de aquisições realizadas pelo Banco do Brasil no período de 2008-2014, verificando possíveis sinergias geradas nesses processos mensuradas por indicadores financeiros.
De acordo com Ross, Westerfield e Jaffe (2002), a aquisição ocorre na compra de uma firma por outra, e somente uma delas mantém a identidade. A fusão é uma operação societária no qual duas ou mais empresas unem seus patrimônios a fim de formarem uma nova sociedade (WESTON; SYU; JONHSON, 2001). As fusões e aquisições ocorrem quando a empresa adquirente acredita ser capaz de adicionar valor econômico por meio da aquisição. Esse incremento de valor é resultante de sinergia criada pela combinação das duas empresas, sendo esta a razão mais usada para a aquisição de outra empresa (NARDI, 2012).
A presente pesquisa é quantitativa, pois tem o objetivo de estudar a temática dos processos de aquisição realizados pelo Banco do Brasil entre setembro de 2008 e abril de 2011. A pesquisa também constitui busca por dados secundários. As informações financeiras coletadas do BP e DRE compreendem o período entre março do ano de 2000 e setembro do ano de 2014 com periodicidade trimestral. Foi efetuada análise estatística por meio da técnica de regressão linear.O presente estudo utilizou da análise de séries temporais
De modo geral a maioria das aquisições realizadas pelo banco do Brasil apresentaram ganhos de sinergia, ou seja, apresentaram impactos positivos. A análise ocorrida em novembro de 2009, aquisição/incorporação da Nossa Caixa apresentou coeficiente positivo com t-value de 2,45 ao nível de significância em 5%. Resultando numa melhora do indicador de rentabilidade do patrimônio líquido. A ocorrência de aquisição do Banco do Estado de Santa Catarina, ocorrida em setembro de 2008, apresentou coeficiente positivo, com valor de 1,65 (teste t-value), com nível de significância a 10%.
De modo geral a maioria das aquisições realizadas pelo banco do Brasil apresentaram ganhos de sinergia, ou seja, apresentaram impactos positivos. O modelo se mostrou significativo na maioria dos casos, portanto, as aquisições foram capazes de alterar o comportamento da rentabilidade (ROE) do Banco do Brasil. Apenas dois casos foram desconsiderados por apresentarem baixa significância. A Margem Líquida e as Despesas Gerais e Administrativas tiveram efeito sobre o ROE com alta significância.
BERKOVITCH, Elazar; NARAYANAN, M. P. Motives for takeovers: An empirical investigation. Journal of Financial and Quantitative Analysis, v. 28, n. 03, p. 347-362, 1993. SETH, Anju; SONG, Kean P.; PETTIT, Richardson. Synergy, managerialism or hubris? An empirical examination of motives for foreign acquisitions of US firms. Journal of International Business Studies, v. 31, n. 3, p. 387-405, 2000. SIQUEIRA, Larissa Carla, et al. Um Estudo das Fusões e Aquisições Baseado no Cenário Macroeconômico do Brasil no Período de 1994 a 2012. Artigo apresentado no XVII SEMEAD, São Paulo, 2014.