Resumo

Título do Artigo

Initial Public Offering e Underpricing: um delineamento do estado da arte
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Palavras Chave

Initial Public Offering
Underpricing
Estado da Arte

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Propriedade e Reestruturações

Autores

Nome
1 - Fernanda Kreuzberg
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós Graduação em Contabilidade
2 - Moacir Manoel Rodrigues Junior
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

Com o crescimento das empresas, a abertura do capital (IPO) torna-se uma opção para a captação de recursos. O IPO é uma oportunidade para investidores que buscam retornos no curto prazo, sendo alcançado por meio do underpricing. O underpricing ocorre devido à assimetria de informação entre emitente e investidor, sendo a ação mensurada por um preço menor que o valor justo. No Brasil as pesquisas nessa temática ainda são embrionárias, pois as IPOs são pouco conhecidas conhecidos como estratégia.
Problema de pesquisa: Qual o estado da arte das pesquisas que investigaram o underpricing em IPOs em periódicos internacionais indexados junto à Scopus? O objetivo da pesquisa é delinear o estado da arte das pesquisas que investigaram o underpricing em IPOs em periódicos internacionais indexados junto à Scopus.
No referencial teórico apresentou-se as principais contribuições teóricas dos clássicos como Akerlof (1970), Stoll e Curley (1970), Ibbotson (1975) Ritter (1984, 1991) e Rock (1986). Além disso, apresentaram-se as principais teorias que vem sendo discutidas nas pesquisas sobre o underpricing, destacando-se a teoria da agência, teoria da sinalização, reputação do underwriter, hipótese winner’s curse, teoria do sentimento do investidor, entre outras.
Efetuou-se um levantamento da produção científica nos periódicos indexados pela base Scopus, totalizando 97 artigos publicados no período de 1993 à 2015. Mediante a natureza da pesquisa buscou-se identificar as tendências e o crescimento do conhecimento da área, analisar a produtividade de autores, universidade e países, mensurar o grau de colaboração entre autores e universidades. Além disso, buscou-se apresentar tendências de publicação, verificadas pelas teorias utilizadas como fundamento.
Constatou-se que a discussão sobre o tema underpricing aumentou a partir de 2008 (mais de 50%). Os pesquisadores também apresentam forte grau de pulverização no tocante a universidade de origem da pesquisa e país de origem, fato marcado pela forte cooperação entre instituições acadêmicas. A cooperação destaca-se em ter categorias: entre universidades de um mesmo país, entre universidades de diferentes países, e entre universidades e empresas/órgãos reguladores.
Concluiu-se que as pesquisas abordam as implicações do underpricing na reputação do underwriter, estrutura de propriedade e desempenho das ações. A teoria da agência, sob vertente da assimetria de informação é a abordagem mais utilizada. Pois o underpricing é um custo gerado pela assimetria informacional das empresas. Além dessa abordagem teórica pode-se destacar a teoria da sinalização e a teoria da reputação do underwriter. Conclui-se que a temática vem avançando nas discussões acadêmicas.
Ljungqvist, A. (2005). IPO underpricing. Handbook in Corporate Finance: Empirical Corporate Finance, 2: 375-422. Pazarzi, G. (2014). Critical Review of the Literature Regarding IPO Underpricing. International Journal of Economic Research, 11 (2): 277-289. Ritter, J., & Weltch, I. (2002). A review of IPO activity, pricing, and allocations. Journal of Finance, 57 (4): 1795-1828. Rock, K. (1986). Why new issues are underpriced. Journal of Financial Economics, 15 (1): 187-212.