Resumo

Título do Artigo

IDENTIDADE GLOBAL OU NACIONAL? ANÁLISE DA AFINIDADE EM RELAÇÃO AO PAÍS
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Palavras Chave

Identidade nacional
Identidade global
Afinidade em relação ao país

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

Autores

Nome
1 - Alexandre Rabêlo Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Amilcar Ferreira Sobral-CAFS
2 - José Milton de Sousa-Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

O construto afinidade em relação ao país aponta para o valor do afeto positivo na concepção do comportamento do consumidor. Assim sendo, este estudo buscou avaliar a influência da identidade nacional, da identidade global e do cosmopolitanismo, sobre a afinidade em relação ao país. Especificamente, a afinidade de portugueses com o Brasil. Foi realizada uma survey com 478 respondentes, em 22 cidades portuguesas. Os dados foram analisados com a técnica estatística Partial Least Squares (PLS).
Qual a influência da identidade nacional, da identidade global, e do cosmopolitanismo, sobre a afinidade em relação ao país mediante o consumo de produtos culturais? Assim o objetivo geral do presente estudo é analisar a influência da identidade global, da identidade nacional e do cosmopolitanismo sobre a afinidade em relação ao país mediante o consumo de produtos culturais. Mais especificamente, a influência de tais variáveis na afinidade de portugueses em relação ao Brasil e aos seus produtos
A afinidade influencia mais que as avaliações cognitivas nas intenções dos indivíduos e de investimento nos países (Oberecker, Riefler & Diamantopoulos, 2008). Portanto, a afinidade aponta para o valor do afeto positivo na concepção do comportamento do consumidor (Oberecker & Diamantopoulos, 2011).No que se refere à identidade global, outro possível antecedente da afinidade em relação ao país, Westjohn, Singh e Magnusson (2012) apontaram que o posicionamento (global ou local).
A pesquisa empregou o método quantitativo. Buscou-se, uma perspectiva explicativa, utilizando-se de um survey, mediante dados coletados de parte da população para avaliar a distribuição dos fenômenos pesquisados.Esse estudo utilizou uma amostra não probabilística, por conveniência (Malhotra, 2012). Tem-se que a amostra levou em consideração o capital cultural dos indivíduos (Bourdieu, 1998, 2013). Nessa pesquisa foi utilizada uma amostra de 478 respondentes portugueses.
No que diz respeito à relação entre identidade global e afinidade em relação ao país, especificamente, esta pesquisa amplia o conhecimento de como os consumidores de determinados países avaliam os produtos estrangeiros (Batra et al., 2000). Os resultados encontrados confirmam os achados de Gou (2013), visto que a orientação global pareceu simbolizar uma assimilação e uma autoidentificação com uma cultura mais global.
O resultado que mais chamou atenção, foi o fato da identidade nacional influenciar de forma positiva na afinidade em relação ao país. Portanto, notou-se que o grupo de consumidores pesquisados não apresentou um sentimento expressivo no que tange a identidade nacional coletiva. Assim sendo, a identidade nacional dos consumidores exibiu aspectos de identidade híbrida localizada/translocalizada, visto que existiu uma integração no que diz respeito aos elementos das culturas local e globais.
Batra, R., Ramaswamy,V., Alden, D. L., Steenkamp, J.B.E.M. & Ramachander, S. (2000). Cleveland, M., Laroche, M. & Papadopoulos, N. (2015). Gou, X. (2013). Jin, Z., Lynch, R., Attia, S., Chansarkar, B., Gülsoy, T., Lapoule, P., Liu, X., Newburry, W., Nooraini, M. S., Parente, R., Purani, K. & Ungerer, M. (2015). Oberecker, E., Riefler, P. & Diamantopoulos, A. (2008). Oberecker, E. M. & Diamantopoulos, A. (2011). Zeugner-Roth, K.P.; Zabkar, V. & Diamantopoulos, A. (2015).