Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DA MENTORIA INFORMAL NA APRENDIZAGEM DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mentoria
Mentoria informal
Aprendizagem

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - IONE CARLA TORRES DA SILVA RAMALHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA
2 - Denise Clementino de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste

Reumo

No atual ambiente competitivo o conhecimento se tornou essencial para as organizações. Nesse contexto, a mentoria se apresenta como uma ferramenta para o crescimento das pessoas na medida em que envolve relações profissionais e pessoais, exercendo influência no processo de aprendizagem organizacional e facilitando o repasse de instruções e informações sobre as tarefas, além de atuar positivamente na interação entre as pessoas no ambiente de trabalho.
Nesse sentido, esta pesquisa buscou examinar as influências da mentoria informal sobre a aprendizagem dos servidores de uma instituição federal de ensino superior, bem como os benefícios que essa relação pode trazer para a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas nesse ambiente organizacional.
Baseou-se em textos das áreas de mentoria, aprendizagem e aprendizagem organizacional desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Observa-se que a mentoria envolve relações profissionais e pessoais, exercendo influência no processo de aprendizagem organizacional na medida em que facilita o repasse de instruções e informações sobre as tarefas, bem como atua positivamente na interação entre as pessoas no ambiente de trabalho podendo trazer benefícios à organização.
A pesquisa foi de caráter qualitativo e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Para apreciação dos dados foi utilizada a técnica da análise de conteúdo.
Os resultados indicaram que as relações de mentoria informal existentes no ambiente investigado estão relacionadas à experiência que as pessoas possuem no setor e a empatia desenvolvida entre elas. Os dados revelaram que essas relações tem influência sobre a aprendizagem dos servidores na medida em que auxiliam na aquisição e na assimilação de conhecimento profissional, bem como contribuem em questões comportamentais e de crescimento pessoal.
Concluiu-se dessa pesquisa que a mentoria informal colabora para a aprendizagem no dia-a-dia de trabalho criando no ambiente um clima adequado à orientação, troca de conhecimentos e experiências que beneficiam a produtividade e o desenvolvimento dos servidores e também da organização estudada.
KRAM, K. E. Mentoring at work: development relationships in organizational life. Lanham; University Press of America, 1985. LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1991. GHERARDI, S., NICOLINI, D., ODELLA, F. Toward a social understanding of how people learn in organizations. Management Learning, v. 29, n. 3, p.273-297, 1998.