Resumo

Título do Artigo

Os desafios da primeira transição de carreira e o desenvolvimento do profissional individual em gestor de equipe pela ótica do profissional
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Transição de carreira
Novos líderes
Primeira transição

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - michele donat
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - curitiba
2 - Ana Paula Dias Monteiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - curitiba
3 - Thais Fernanda Thurmann Orellana Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - curitiba
4 - louisiane sobreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - curitiba
5 - Vanusa Andrade Barankievicz
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Jardim Botânico

Reumo

Com o crescente destaque que as organizações assumiram na sociedade a função gerencial é cada vez mais exposta, atribuindo‐se a ela uma maior importância pelo sucesso ou pelo fracasso da empresa. O reconhecimento e o status que um cargo de gerência conferem a um gestor de sucesso e com alguns anos de experiência não são capazes de exprimir o quanto a prática gerencial pode ser complexa, ambígua e repleta de incertezas, principalmente em se tratando da primeira transição de carreira.
Como no exposto, o objetivo desse artigo é estudar como esses profissionais em transição entendem o novo cargo, suas demandas, desafios e como procuram se desenvolver para atender a essas expectativas. A pesquisa será desenvolvida com os funcionários em primeira transição de carreira de uma empresa do ramo alimentício do setor gastronômico.
Para o cargo ao qual foram promovidos os novos gerentes devem fazer uma adaptação psicológica baseada em: aprender o que significa ser gerente, desenvolver julgamento interpessoal, adquirir autoconhecimento e lutar com as tensões e emoções (Hill, 1993, p.6). Tendo isso em vista, Charan et al. (2009, p.28) afirma que “os maiores desafios da transição de carreira estão nas áreas da habilidade, aplicação de tempo e valores profissionais”.
Para o presente trabalho, foi utilizada a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A pesquisa qualitativa é essencialmente descritiva, sendo que a interpretação dos resultados é a totalidade de uma especulação que tem por base a percepção de um fenômeno num contexto. Por isso não é vazia, mas coerente, lógica e consistente Triviños (1994, p.128). Collis e Hussey (2005) afirmam que a pesquisa descritiva é utilizada para identificar e obter características de um problema ou questão.
O questionário foi respondido por 8 profissionais em primeira transição de carreira e por seus gestores principais, 4 novos líderes do sexo masculino e 4 do sexo feminino. Os participantes selecionados para a pesquisa não completaram um ano de gestão e atualmente ocupam os cargos de gerente, subgerente, chef de cozinha e sub chef de cozinha, cada um deles lidera entre 9 e 36 pessoas, dependendo do porte da unidade.
Dentre muitas transições de carreira, a primeira designação gerencial é uma das mais revolucionárias e a mais exigente pois envolve uma transformação, uma mudança de identidade e de ponto de vista. É necessário aprender muitas coisas para realizá-la com eficiência, mas importante mesmo é aprender a aprender a partir da experiência.
Charan, Ram; Stephen Drotter; James Noel. Pipeline de Liderança: O Desenvolvimento de Líderes como Diferencial Competitivo. São Paulo: Campus, 2009. Collis. J.; Hussey R. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Porto Alegre: Bookman, 2005. Hill, Linda A. Novos gerentes: assumindo uma nova identidade. São Paulo: Makron Books, 1993. Mintzberg, Henry. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010.