Resumo

Título do Artigo

A POLI (MONO)FONIA DO TELETRABALHO
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Palavras Chave

Teletrabalho
Home Office
Pop Management

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Jane Kelly Dantas Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
2 - Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) - Icsa
3 - Ana Flávia Rezende
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - PPGA UFLA

Reumo

As relações de trabalho vêm apresentando diferentes configurações com o intuito de responder às pressões e mudanças sociais e ambientais. Pautadas no avanço das tecnologias de informação e comunicação e na globalização, essas relações passaram a ser mais flexibilizadas, contribuindo, assim, para a estruturação de novas modalidades de trabalho, como o teletrabalho.
Busca-se compreender quais os sentidos de teletrabalho encontrados nas revistas Você S.A. e Exame, exemplares da literatura popular de gestão ou literatura pop management? Para tanto, tem-se como objetivo analisar os sentidos de teletrabalho encontrados nas revistas Você S.A. e Exame, exemplos de literatura popular de gestão, identificando as palavras e expressões encontradas com maior frequência nas publicações acerca da temática e analisando-as enquanto categorias de sentido.
Logo após os anos 1990 ouve um interesse crescente pelo tema fez com que os estudos na área fossem intensificados. Acompanhando essa intensificação dos estudos relacionados à temática surgiam também as inconsistências no que diz respeito à delimitação e interpretação do tema. Tal fato pode ser constatado nas discrepâncias encontradas nas estatísticas elaboradas sobre o home office, derivadas das diversas construções conceituais sobre teletrabalho (ARAÚJO e BENTO, 2002).
Procedeu-se uma busca no site das revistas Exame e Você S.A, no período de setembro de 2009 a setembro de 2014, com o intuito de verificar o que vem sendo produzido na literatura pop management a respeito do teletrabalho. Os dados empíricos foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Esse estudo é caracterizado como qualitativo e exploratório, pois não pretende generalizar os fatos baseando-se em resultados, mas realizar uma análise interpretativa das reportagens selecionadas.
A literatura científica acerca do tema apresenta caráter promocional e prescritivo do teletrabalho, conforme apontado por Costa, 2003; Nohara et al. 2008, representando-o como uma cura para diversos problemas organizacionais e sociais. As revistas estudadas tendem a promover o home office como alternativa para solucionar diversos problemas das organizações e potencializar seus resultados, o que tem um peso considerável na formação da opinião das pessoas e organizações acerca do teletrabalho.
O teletrabalho carece de atenção em relação à sua delimitação e regulação jurídica, a fim de atribuir mais segurança aos envolvidos. Apesar de ser um tema que conceitual e legalmente ainda está sendo construído, existe um conjunto de publicações de pop managementque contribuem para a construção de um conceito mais homogêneo sobre o teletrabalho, sendo notada a existência de uma monofonia que pauta-se na promoção e hipervalorização do mesmo.
ADORNO, T. W. Tempo livre. Palavras e sinais, modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, p. 70-82, 1995. HUNTON, J. W.; NORMAN,C.S. The ImpactofAlternativeTeleworkArrangementonOrganizationalCommitment: Insights from a Longitudinal Fiel Experiment(Retracted). JournalofInformation Systems, v. 24, n. 1, p. 67-90, 2010. YINAT, Jorge. Relationshipof managementperformancepracticesonteleworkresistanceoutcomes in the US federal government. Tese de Doutorado. CAPELLA UNIVERSITY, 2014.