Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
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Palavras Chave

Comprometimento organizacional
Satisfação no trabalho
Comportamento

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Leila Chaves Cunha
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau
2 - Edilson Bacinello
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Campus 1
3 - ROBERTO CARLOS KLANN
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

Uma das formas mais importantes de melhorar a experiência de trabalho é envolver ativamente o funcionário em suas tarefas organizacionais, incentivando-o à autonomia, a desenvolver atividades desafiadoras e à interação social. A satisfação no trabalho representa o quanto o indivíduo que trabalha vivencia experiências prazerosas, que provêm de uma fonte ou uma origem.
Funcionários comprometidos e satisfeitos, que se identificam com os objetivos e valores organizacionais, podem ser vistos como um recurso humano para melhorar o desempenho organizacional, para alcançar o sucesso organizacional e alcançar vantagem competitiva (CETIN, 2011). Neste contexto, a pergunta que norteia a presente pesquisa é: qual a relação entre as dimensões do comprometimento organizacional com a satisfação no trabalho dos profissionais da região do Alto Vale do Itajaí/SC?
Na visão de Mowday, Steers e Porter (1979, p. 226), “o compromisso representa a simples lealdade passiva que envolve o relacionamento ativo entre a organização e os indivíduos que estejam dispostos a dar algo de si mesmos em prol do que se deseja alcançar”. A partir dos anos de 1990, o conceito de satisfação no trabalho passou a ser relacionado a conceitos afetivos, como afetos negativos e positivos, estado de ânimo e stress (SIQUEIRA, 2008).
A pesquisa se caracteriza como descritiva e quantitativa, com o método de correlação de Pearson. Para identificação do comprometimento organizacional utilizou-se o questionário de Medeiros (1997), que foi adaptado para o contexto brasileiro com base no questionário desenvolvido por Meyer, Allen e Smith (1993). Para identificar os aspectos relacionados à satisfação no trabalho utilizou-se o questionário de Inventário de Satisfação no Trabalho, desenvolvido por Siqueira (2008).
A dimensão do Comprometimento Organizacional com maior média é a do Comprometimento Afetivo (21,91); A menor (14,89) com o Normativo. Quanto à Satisfação no Trabalho, as dimensões com maior média são: satisfação com a chefia (18,75) e com os colegas (18,40); já as menores médias são com as promoções (15,15) e salários (15,51). O Comprometimento Afetivo apresentou correlação positiva com a satisfação com a chefia, com os colegas, com as promoções, com os salários e com a natureza do trabalho.
A pesquisa contribui, no aspecto prático, com os gestores de organizações no sentido de demonstrar que a satisfação no trabalho pode contribuir para o comprometimento do empregado com a empresa. Sugere-se que em pesquisas posteriores a amostra seja ampliada. Além disso, indica-se pesquisas que se busque atestar os achados deste trabalho, aplicando-o diretamente a funcionários de uma mesma organização para verificar a relação entre Comprometimento Organizacional e Satisfação no Trabalho
BASTOS, A. V. B. Comprometimento no trabalho: os caminhos da pesquisa e seus desafios metodológicos. Trabalho, organizações e cultura, pp 105-127, 1996 MEYER, J. P. ALLEN, N. J. A three-component conceptualization of organizational commitment. Human Resource Management Review. V. 1, n. 1, 1991, pp. 61-89. SIQUEIRA, M. M. M. (org.) Medidas do comportamento organizacional: ferramenta de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008