Resumo

Título do Artigo

GESTÃO EM ALIMENTOS E BEBIDAS: INDICADORES PARA UM NOVO CAMPO DE ESTUDOS NO BRASIL
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Palavras Chave

Gestão em Alimentos e Bebidas
Pesquisa Bibliográfica
Indicadores

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Carlos Eduardo de Mattos
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
2 - Mara Lucia de Moura Pontes
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
3 - MARCIO LUIZ MARIETTO
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - http://lattes.cnpq.br/5808655315359719

Reumo

A partir de dezembro de 2015 a CAPES reconheceu formalmente a proposta de aber-tura de um novo curso em Mestrado Profissional em Administração com foco na Gestão em Alimentos e Bebidas. Ainda que no exterior este campo de pesquisa (Food and Beverage Ma-nagement) já esteja consolidado, no Brasil ele é formalmente inédito.
Este estudo tem o propósito de identificar as áreas de estudo de alimentos e bebidas no campo da administração de empresas. A pesquisa também possui o objetivo de quantificar, de forma longitudinal, o número de estudos por área.
pesquisa bibliográfica é um método composto por um conjunto de procedimentos que são aplicados exclusivamente sobre fontes bibliográficas como livros acadêmicos, handbooks, artigos científicos, dissertações, teses, entre outras fontes científicas. Eventualmente, pode-se, também, recorrer às bases de dados de pesquisas acadêmicas como, por exemplo, EBSCO, ProQuest ou Google Acadêmico como instrumento de auxilio para o levantamento de dados da pesquisa (Mota el al, 2014; Lima e Mioto, 2007).
Para a realização desse estudo foi efetuada diversas pesquisas nas bases de dados EBSCO e Food and Beverage Management Commons, sendo que essa segunda base de dados foi acessada através da Digital Commons Network. As palavras-chave utilizadas para a procura dos artigos foram: “Gestão em Alimentos e Bebidas”, “Gestão de Alimentos e Bebidas”, “Food and Beverage Management”, “Gestión em Alimentos y Bebidas” e “Alimentos y Bebidas Gestión”, todas elas digitadas entre aspas.
Os resultados mostraram um aumento exponencial na produção de estudos relaciona-dos às áreas de gestão desde a década de 1960, quando foram identificados os primeiros artigos. O período pesquisado apresenta três turns em relação à quantidade de publicações. O primeiro salto aconteceu na década de 1980, o segundo na década de 2000 e, por fim, o terceiro na década de 2010.
O total de publicações nesses três decênios apresentou um número maior que o dobro da soma dos decênios anteriores. Foram identificados, ainda, no mesmo período, 18 áreas de gestão e 21 objetos pesquisados nos estudos selecionados para esse trabalho.
BOOTH, W. C. COLOMB, G. G. WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. SERRA, F. A. R. FERREIRA, M. P. PEREIRA, M. F. LISSONI, J. Evolução da pesquisa em RBV: Um estudo dos últimos EnANPAD’s. Revista Brasileira de Estratégia, v.1, n.1, 2008. TEWS, M. J. HOOF, H. B. In Favor of Hospitality-Management Education. FIU Review, v.29, n.2, 2011. WOOD, R. C. Future of Food and Beverage Management Research. Journal of Hospi-tality and Tourism Management, v.14, n.1, 2007.