Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES DOS CURSOS DE TURISMO DO RS E CAMPO CIENTÍFICO: TECENDO APROXIMAÇÕES
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Palavras Chave

Produção Científica
Docentes de Turismo;
Campo Científico

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Maria da Graça Gomes Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e de Turismo

Reumo

Estudiosos da área, frequentemente apontam que a produção acadêmica em turismo necessita da definição de padrões de qualidade, para poder contribuir com o desenvolvimento do estado da arte deste campo de estudo. Essas questões, são presentes em discussões de eventos científicos da área, sinalizando para a relevância de aprofundar estudos sobre a produção do conhecimento científico do turismo. Nesta perspectiva o presente estudo investiga a publicação dos docentes do cursos de turismo do RS.
Este trabalho visa investigar sobre as publicações dos docentes do cursos de turismo do RS buscando contribuir para um maior conhecimento do que é produzido na área e sinalizando para o nível de maturidade científica já alcançado. Visa ainda, contribuir com futuras investigações e favorecer a busca e o aprimoramento das pesquisas na área.
A formalização de cursos, as sociedades de classe através dos conhecimentos produzidos e publicados, a promoção de eventos, etc. contribuem para a institucionalização do campo científico do turismo e geram estruturas formais para membros da comunidade científica. Nessa perspectiva, buscar uma aproximação entre a produção científica dos docentes de turismo com a ideia de campo científico de Bourdieu (1983) é uma opção interessante que possibilita desvelar as lacunas dessa área de conhecimento.
O estudo, utiliza-se basicamente de estatísticas oficiais sobre os cursos de turismo no Rio Grande do Sul, obtidas no sistema informatizado e-MEC/INEP. Também usa dados da plataforma lattes do CNPq e do Website das instituições em estudo. Foram identificados 174 docentes dos cursos de graduação em turismo presenciais, em plena atividade, no RS, no ano de 2015. O estudo levantou dados sobre as publicações dos 174 docentes na plataforma lattes do CNPq, no período de 2012/2015.
As informações obtidas apontam que o maior número de publicações dos docentes dos cursos de turismo referem-se a anais de eventos (243), seguido de artigos publicados em periódicos científicos (148). Ao se fazer uma distinção na produção científica dos docentes de cursos de turismo pertencentes à instituições públicas e privadas, pode-se perceber que do total dos 15 cursos, os cinco (5) cursos pertencentes à IES públicas respondem por 48,7% do total de publicações ao longo do período estudado.
A área de turismo enfrenta desafios, desde a falta de “história” se comparada a outros campos de estudos com teorias consolidadas, até a questão dos diversos campos disciplinares que fornecem conceitos e teorias de sustentação. Os resultados do estudo sinalizam que o universo estudado têm longo percurso pela frente, no sentido de assegurar a autoridade científica dos agentes da área. É necessário cada vez mais, submeter o conhecimento produzido a críticas quanto a sua validade e pertinência.
Bourdieu, P. (1983). O campo científico. In: Ortiz, R. Sociologia. São Paulo: Ática. Kuhn, T. S. (2000) A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 5 ed. São Paulo: Perspectiva. Merton, R.K. ( 1979). Os imperativos institucionais da ciência. In: DEUS, Jorge Dias de (org.). A crítica da ciência: sociologia e ideologia da ciência. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar.