Resumo

Título do Artigo

ESTUDANDO A IDENTIDADE ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA JÚNIOR
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Palavras Chave

iDENTIDADE ORGANIZACIONAL
EMPRESA JUNIOR
CULTURA ORGANIZACIONAL

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

Autores

Nome
1 - Rita de Cássia Ramos Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Volta Redonda - campus Aterrado
2 - Almir Pinto Reis Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Volta Redonda
3 - Sheila Serafim da Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA - Departamento de Administração

Reumo

Este estudo buscou conhecer os principais aspectos formadores da identidade de uma Empresa Júnior constituída por estudantes de uma Universidade Pública no Estado do Rio de Janeiro, a Pulso Consultoria. Explorou-se a identidade em nível individual dos sujeitos e as interações em nível coletivo, para o entendimento dos significados compartilhados que compõem a identidade organizacional.
Assim, compreender a identidade de uma Empresa Júnior é importante, por ser uma organização distinta. Para isso, o estudo buscará responder a questão-problema: quais os principais aspectos formadores da identidade organizacional da Empresa Júnior Pulso Consultoria?
De acordo com o estudo de Albert e Whetthen (1985), para se considerar características de uma organização como seus atributos, deve-se sobrepor os conceitos de identidade central versus fragmentada, identidade distintiva versus não distintiva e identidade duradoura versus efêmera.
Para a coleta dos dados, usou-se como instrumento entrevistas com roteiro semiestruturado, com questões gerais distribuídas em quesitos-chaves para compreensão do processo de formação da identidade, sendo os quesitos: Identificar a gênese do sujeito (De onde a empresa veio e o motivo pelo qual ela foi formada), Identificar a estrutura (Como ela chegou ao presente) e expectativas para o futuro (Para onde ela vai). O método utilizado foi o estudo de caso único.
A partir dos resultados do estudo de caso realizado, nota-se a importância da prática, sendo essencial para a criação da empresa e se relacionando com a importância que a realização de projetos possui, considerada a via pela qual o desenvolvimento dos membros e formação dos alunos se dá e por meio da qual os membros desenvolvem suas habilidades e adquirem conhecimentos técnicos sobre ferramentas e práticas de gestão.
A partir dos resultados, depreende-se a importância do estudo sobre identidade organizacional, proporcionando identificar os aspectos mais relevantes que definem a organização, permitindo conhecer os pontos que a tornam única, que a transformam em “quem ela é”. Por se tratar de uma Empresa Júnior, a validez do estudo se acentua, refletindo as novas faces do mercado e da educação, estimulando o desenvolvimento econômico e social e aperfeiçoando o sistema de aprendizagem vigente.
ALBERT, S.; WHETTEN, D. A. Organizational identity. Research in organizational behavior, v. 7, 1985, p. 263-295. ______. Almanaque Pulso. A história da empresa. Pulso Consultoria, Volta Redonda, 2016. ALMEIDA A.; CARRIERI, A.; FONSECA E. Imagem Organizacional: Um estudo de caso sobre a PUC Minas. Administração em Diálogo, São Paulo, n. 6, 2004, p. 23-35.