Resumo

Título do Artigo

O Impacto do Aumento do Disclosure na Redução da Assimetria de Informação: um Estudo Empírico sobre o Bid-Ask Spread no Brasil
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Disclosure
Assimetria de Informação
Valor

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital e Valor

Autores

Nome
1 - Nelson Bueno de Oliveira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo
2 - MICHELE NASCIMENTO JUCÁ
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA
3 - Anderson Luis Saber Campos
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP) - PPGA
4 - EDUARDO ALEXANDRE MENDES
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA

Reumo

O trabalho estuda os benefícios econômicos do disclosure empresarial. Avalia-se a redução da assimetria de informação, em função da adoção das IFRS obrigatoriamente no Brasil, do nível de compromisso com governança corporativa, da emissão de ADR junto à NYSE e da quantidade de analistas que monitoram o desempenho da empresa. A principal contribuição desse estudo é a averiguação da importância e reflexos de uma política de disclosure eficaz na geração de valor às empresas.
O aumento do nível de transparência ou disclosure reduz a assimetria de informação? O objetivo é verificar a associação entre assimetria de informação e o disclosure das empresas. Verificar se um maior disclosure, proveniente da informação contábil, da adesão ao segmento de listagem, da emissão de ADR e da atividade dos analistas de mercado contribui para a redução da assimetria de informação.
A teoria econômica e de finanças prevê que o aumento do nível de transparência ou disclosure reduz o nível de assimetria informacional, que é um componente do custo de capital próprio das empresas, conforme Botosan (1997), Verrecchia (2001), Easley e O’hara (2004) e Armstrong et al. (2011). Se confirmado, tal fato se dá pela mitigação do fenômeno de seleção adversa que conduz a um menor nível de custo de capital, com reflexo positivo para o valor da corporação.
Regressão múltipla com dados em painel desbalanceado e efeitos fixos. Há quatro variáveis de controle que são tamanho, free float, risco e rentabilidade. Utiliza-se a proxy bid-ask spread (BAS), segundo o método de Roll (1984), para estimar a assimetria de informação, como variável dependente. As hipóteses são testadas por meio de uma amostra final de 287 companhias, incluindo financeiras, entre 2005 e 2015, cujos dados são obtidos por meio das bases Bloomberg e Capital IQ.
As variáveis, com significância estatística, com sinal de acordo com as teorias e hipóteses, são a adesão mandatória ao padrão internacional de contabilidade IFRS, a maior quantidade de analistas que monitoram a empresa e o risco empresarial medido pelo beta. Não apresentaram significância estatística a variável independente emissão de ADR e as variáveis de controle tamanho, free float e rentabilidade.
Pelo presente estudo, um maior disclosure, proveniente da informação contábil e da atividade dos analistas de mercado, contribui para a redução da assimetria de informação que, pela mitigação do fenômeno de seleção adversa, em consequência, conduz a um menor de capital, com reflexo positivo para o valor da corporação.
ARMSTRONG, Christopher S.; CORE, John E.; TAYLOR, Daniel J.; VERRECCHIA, Robert E. When does information asymmetry affect the cost of capital? Journal of Accounting Research, v. 49, n. 1, p. 1-40, 2011. BOTOSAN, Christine A. Disclosure level and the cost of equity capital. Accounting Review, p. 323-349, 1997. VERRECCHIA, Robert E. Essays on disclosure. Journal of Accounting and Economics, v. 32, n. 1, p. 97-180, 2001.