Resumo

Título do Artigo

Percepção de Sucesso na Carreira: Um Estudo com as Docentes de Universidades Federais do Rio Grande do Sul
Abrir Arquivo

Palavras Chave

sucesso na carreira
mulheres
docência

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Martiele Gonçalves Moreira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento - RS
2 - ANDRESSA HENNIG SILVA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
3 - Michel Everton Ramos Gomes
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - SL

Reumo

Vive-se atualmente na Era do Conhecimento, e juntamente com essa valorização do conhecimento sobressalta um ambiente de trabalho instável e competitivo (ARTHUR et al., 2005). Os indivíduos estão gerenciando a sua trajetória profissional para conseguir delimitar e ter maior controle sobre as fronteiras do trabalho, priorizando a conduta de forma subjetiva na carreira, e quando estes não percebem o seu sucesso, facilmente podem vir a mudar de organização (COSTA, 2010).
O problema de pesquisa proposto, configura-se em identificar: Qual a percepção de sucesso na carreira das docentes das Universidades Federais do Rio Grande do Sul? Especificamente, pretende-se: Descrever o perfil sócio-demográfico das respondentes; e Verificar se há diferença na percepção de sucesso na carreira das docentes que são mães; que ocupam cargo de gestão e em relação a titulação acadêmica que possuem.
A carreira dos docentes ultrapassa a ideia de ministrar aulas, necessitando desempenhar inúmeras funções. Tais funções agregadas, podem os sobrecarregar, principalmente no caso das mulheres, “precisam saber equilibrar diferentes demandas” (BOTELHO et al. 2008, p. 5). Esse equilibro pode influenciar a percepção de sucesso, o qual pode ser definido como o acúmulo de resultados favoráveis, psicológicos e profissionais advindos de relações com o trabalho (JUDGE et al., 1995).
Este apresenta caráter descritivo de abordagem quantitativa, e método do tipo Survey. A amostra compreendeu 356 docentes do gênero feminino das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. O questionário foi composto por um bloco com perguntas sobre o perfil e a escala de percepção de sucesso (EPSCR), Costa (2010). Para a análise estatística se utilizou o SPSS 20.0, contemplando: estatística descritiva, Alpha de Cronbach e o Teste t de Student.
Os resultados revelam que as docentes percebem seu sucesso através da avaliação subjetiva, considerando a autoavaliação. Demonstram que tanto mulheres com filho como aquelas sem, percebem de mesma forma o sucesso de sua carreira, identificou-se que as docentes que ocupam cargo de gestão percebem mais sucesso na carreira, em relação as que não ocupam cargo de gestão e por fim, as mulheres que são doutoras apresentam maior percepção de sucesso na carreira em comparação das mestres.
Os resultados podem vir a impactar na forma como as organizações tratam a valorização dos seus colaboradores, pois, nota-se que não é apenas as questões salariais que influenciam na realização e permanência do indivíduo. E no âmbito acadêmico, representa uma contribuição para um tema, já consolidado, porém, traz um viés pouco estudado, que foca a docência e os desafios enfrentados pelas mulheres.
COSTA, L. V. A Relação entre a Percepção de Sucesso na Carreira e o Comprometimento Organizacional: Um Estudo entre Professores de Universidades Privadas Selecionadas da Grande São Paulo. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. JUDGE, T. A. et al. An Empirical Investigation of the Predictors of Executive Career Success. Personnel Psychology, v. 48, n.3, p. 485-519, 1995.