Resumo

Título do Artigo

PROTOCOLO PARA USO DO MOBILE LEARNING COMO APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mobile Learning
Design Research
Ensino Superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

Autores

Nome
1 - THAIS VIEIRA DE LIMA
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Lapa
2 - Angilberto Sabino de Freitas
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Lapa

Reumo

O mobile learning é um sistema de aprendizagem apoiado pelo uso de dispositivos móveis, como telefones celulares, smartphones e tablets, caracterizado pelo acesso à informação e ao conhecimento em qualquer lugar e a qualquer momento, sendo capaz de promover uma aprendizagem contextualizada, trazendo conveniência e autonomia para o estudante. Essas potencialidades têm instigado as Instituições de Ensino Superior a buscarem novas linguagens e alternativas ao processo de ensino-aprendizagem.
Apesar de disponível há algum tempo, o m-learning ainda demanda investigação mais rigorosa, em função da necessidade de preparar indivíduos, não só para uso das ferramentas tecnológicas no sentido instrumental, mas também no aspecto pedagógico, buscando maior imersão nas diferenças entre os modelos presencial e virtual O objetivo deste estudo é propor a elaboração de um protocolo que possa usar o m-learning como suporte ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação de administração.
Para Shih e Mills (2007), fatores como acesso rápido e fácil à informação podem facilitar o desenvolvimento do m-learning. Suas principais potencialidades são: contextualização;ubiquidade; autonomia; conveniência e; colaboração. Porém, o m-learning tem limitações como:barreiras técnicas; ergonômicas; culturais; a necessidade de um planejamento elaborado, que combine diferentes métodos de ensino; e a ausência de um modelo pedagógico específico para modalidade (FERREIRA et al., 2013).
Por meio da Design Research (TAKEDA et al., 1990) para a elaboração do protocolo, utilizou-se o Modelo para Análise Racional de Educação Móvel (FRAME) proposto por Koole (2009), com base na Teoria da Aprendizagem Experiencial (KOLB, 1976), como abordagem pedagógica, na qual 62 alunos da graduação em administração fizeram parte do experimento. Na Design Research o pesquisador está inserido numa realidade, identificando, compreendendo e propondo soluções para problemas ou necessidades reais.
Foram encontradas evidências que reforçam o modelo teórico FRAME (KOOLE, 2009) adotado neste estudo, principalmente devido aos seus aspectos sociais: interação; promoção de contextos autênticos; e formação de comunidades de aprendizagem. Porém, os resultados também apontam barreiras no uso do m-learning, como: a resistência à mudança; o baixo grau de criticidade dos estudantes; e a exigência de uma sólida formação didático-pedagógica do professor universitário.
O objetivo deste estudo foi propor um protocolo para elaboração de estratégias e atividades de m-learning para apoiar o processo de ensino e aprendizagem em Administração, a partir da percepção dos estudantes. A principal contribuição deste trabalho foi o desenvolvimento de um artefato que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem capaz de contribuir para a busca de soluções educacionais que envolvam o uso de tecnologias móveis.
KOLB, D. A. Management and the Learning Process, California Management Review, v. 18, n. 3, p.21-31, 1976. KOOLE, M. L. A Model for Framing Mobile Learning. In:___ Mobile learning: transforming the delivery of education and training. AU Press, Athabasca University, p. 25-47, 2009. TAKEDA, H.; VEERKAMP, P.; TOMIYAMA, T.; YOSHIKAWAN, H. Modeling design processes. Artificial Inteligence Magazine, v.11, n.4, p. 38-45, 1990.