Resumo

Título do Artigo

PRINCÍPIOS PARA AVALIAÇÃO DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO ON-LINE: Validação de um instrumento de mensuração por meio da Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Fóruns de Discussão
EAD
Análises fatorial exploratória e confirmatória

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

Autores

Nome
1 - Alessandro Silva de Oliveira
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Administração
2 - Dirceu da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
3 - André Torres Urdan
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Mestrado e Doutorado em Adminstração
4 - Filipe Quevedo-Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

Na educação a distância vários tipos instrumentos de avaliação são utilizados para verificar a aprendizagem dos discentes. Dentre eles, o fórum de discussão passou a ser um dos instrumentos de comunicação atemporal mais utilizado na EAD, devido a sua versatilidade e capacidade de favorecer o acompanhamento dialógico da construção e desenvolvimento do conhecimento, além de proporcionar ao estudante a possibilidade de se auto avaliar e de ser avaliado (KRATOCHWILL e SILVA, 2008.
O problema de pesquisa a ser estudado: Será que os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade on-line a distância, estão empregando os princípios propostos por Mcnamara e Brown (2008) e Graham et al. (2001), em seus fóruns de discussão? Para responder a esse problema de pesquisa o trabalho tem como objetivo verificar se alguns princípios propostos por Mcnamara e Brown (2008) e Graham et al. (2001), estão sendo considerados nos fóruns de discussão nos cursos de pós-graduação lato sensu.
Para Mcnamara e Brown (2008), a avaliação é um indicador fundamental para sinalizar o que e como os alunos estão apreendendo. Para que os fóruns de discussão on-line sejam mais eficazes, no sentido de facilitar a aprendizagem, eles precisam ser adequadamente avaliados. Isso significa que o objetivo da avaliação, os critérios de avaliação e os resultados pretendidos devam ser estabelecidos de forma clara e objetiva. Com isso, os autores propõem que uma série de princípios que a ser considerado.
Para atender aos objetivos específicos da pesquisa a abordagem quantitativa será utilizada. A pesquisa quantitativa tem como característica testar teorias objetivas, analisando possíveis relações entre as variáveis estudadas. Normalmente, as variáveis podem ser medidas por instrumentos, para que consequentemente seja processado por meios e técnicas estatísticas e interpretados de forma descritiva pelo pesquisador (CRESWELL, 2007).
Por meio dos resultados obtidos foi possível constatar que os quatro primeiros princípios apresentaram bons indicadores de concordância na concepção dos estudantes dos cursos. Com isso, na opinião dos entrevistados, uma série de medidas que envolvem a elaboração dos fóruns foram bem executadas, ou seja, os objetivos dos fóruns estavam bem claros, os critérios de avaliação estavam bem estabelecidos, os fóruns estavam bem planejados e organizados em tópicos.
Cabe destacar que a escala utilizada demostrou ter uma validade aceitável para o contexto brasileiro. As análises Fatorial Exploratória e Confirmatória demonstraram que o construto Avaliação dos Fóruns é melhor compreendido a partir de duas dimensões, que são a Estrutura do Fóruns e a Mediação dos Fóruns. Assim, temos mais uma contribuição deste trabalho ao compreender melhor como esse fenômeno se manifesta e ao validar o instrumento de mensuração.
MCNAMARA, J; BROWN, C. Assessment of collaborative learning in on-line discussions. In: ATN Assessment Conference, 2008, Engaging Students in Assessment, 20-21 November 2008, University of South Australia, Adelaide. MCNAMARA, J; BROWN, C. Assessment of online discussion in work-integrated learning. Campus-Wide Information Systems, v.26, n.5, p.413-423, 2009. TABACHNICK, B.; FIDELL, L. Using multivariate analysis. Needham Heights: Allyn & Bacon, 2007.