Resumo

Título do Artigo

O IDOSO E A EMBALAGEM - PREMISSAS E PARÂMETROS PARA PROJETO GRÁFICO
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Palavras Chave

Idoso
Envelhecimento
Embalagem

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Dedutivos

Autores

Nome
1 - claudia weber
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - São Paulo

Reumo

O mercado consumidor brasileiro se apresenta cada vez mais diverso, se antes os produtos serviam a quase todos, agora devem atender consumidores em suas especificidades. Um dos meios de comunicação entre empresas e seu público é a embalagem, e um dos públicos, em acentuado crescimento, é o idoso. Sendo a embalagem, muitas vezes, a única responsável pela informação que chega ao consumidor, é preciso entender o processo de envelhecimento e suas consequências para que as embalagens comuniquem de fo
O problema a ser investigado é a forma como os idosos se relacionam com a comunicação encontrada nas embalagens de produtos vendidos no autosserviço. O objetivo principal é definir premissas e parâmetros para o desenvolvimento de projeto gráfico de embalagens de produtos criados especificamente para o público consumidor idoso de forma que atendam as necessidades de comunicação e, ao mesmo tempo, respeitem as limitações e características específicas do processo de envelhecimento desta população.
Os conceitos definidos para este estudo são: Envelhecimento, que segundo Schewe (1988) é um processo que gera mudanças progressivas, reduz a autonomia e afeta a percepção de respeito social; Idoso, representante de um mercado consumidor que em 2030, segundo a ONU(2013), equivalerá a 20% da população mundial; Embalagem que tem entre seus objetivos atrair atenção, motivar o consumo (HÉROUX et al.,1988) e gerar desejo de compra, e para isso deve considerar de forma criteriosa o seu público consumid
Foi adotado método qualitativo com entrevistas exploratórias em profundidade com idosos e com designers idosos, foi feito ainda questionário com designers experientes em projeto de embalagem. A escolha do método se deu por ele imprimir significado aos fenômenos humanos apoiado na interpretação demonstrando a importância da singularidade do homem por meio de um olhar aprofundado (LIMA, 2008), ambos pontos determinantes na compreensão do momento vivido pelo idoso e da experiência dos designers.
Os questionários feitos com designers foram analisados de forma comparativa em busca de vivência profissional no que diz respeito ao assunto alvo deste estudo; as entrevistas em com os idosos teve sua análise de conteúdo feita com buscando vivências no que diz respeito ao contato que o idoso estabelece com as embalagens dos produtos que consome. As pesquisas com idosos designers e uma segunda pesquisa com idosos encontram-se em andamento não tendo ainda alcançado a etapa de análise.
Até o momento, com entrevistas parcialmente desenvolvidas, é possível perceber que os assuntos envelhecimento, consumidor idoso e embalagem interagem e se complementam. Para que os idosos possam vivenciar seu envelhecimento lidando de uma melhor forma com suas consequências é necessário que o ambiente, como um todo, esteja preparado para as interações que nele irão se realizar e dentre elas está a comunicação que se dá nas embalagens, comunicação esta que não deveria se transformar em obstáculo
HÉROUX, L. et al. Consumer product label information processing: An experiment involving time pressure and distraction. Journal of Economic Psychology, Vol.9, Iss.2, p.195-214, 1988 LIMA, M. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2008 SCHEWE, D. Marketing To Our Aging Population: Responding To Physiological Changes, Journal of Consumer Marketing, Vol.5, Iss.3 p.61-73, 1988 UNITED NATIONS, World Population Ageing Report 2013,