Resumo

Título do Artigo

RENDA E VALOR PERCEBIDO NO MERCADO DE LUXO NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mercado de luxo
Valor percebido pelo cliente
Comportamento do consumidor

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Dedutivos

Autores

Nome
1 - Thaís Cereda Ravasi
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - São Paulo
2 - Celso Augusto Rimoli
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Mestrado em Administração
3 - Maria Antonia Valério
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO (UNICASTELO) - Descalvado

Reumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o valor percebido pelos consumidores de produtos de luxo na região nordeste do estado de São Paulo segundo a variável renda. Procedeu-se inicialmente a uma revisão da literatura e coleta de dados secundários sobre o tema seguida da realização de pesquisa de levantamento em cidades da região nordeste do estado de São Paulo, sendo o respectivo formulário disponibilizado em endereço eletrônico na mídia social Facebook. O trabalho se justifica por contribuir com os conhecimentos sobre o mercado de luxo.
Problema de pesquisa: Como o mercado de produtos de luxo é percebido por consumidores na região nordeste do estado de São Paulo? Objetivo: Analisar o valor percebido por consumidores de produtos de luxo na região nordeste do estado de São Paulo especialmente em função da variável renda.
São apresentados conceitos relativos ao marketing de luxo segundo duas vertentes que se complementam. A primeira discorre sobre conhecimentos teóricos relacionados a marketing, comportamento do consumidor e valor percebido, voltados a produtos de luxo. E a segunda apresenta a história e a atualidade do mercado de luxo no mundo e no Brasil.
Pesquisa de levantamento de caráter não representativo utilizando formulários disponibilizados na internet via Facebook, inicialmente circunscrita à região nordeste do estado de São Paulo. Como ferramentas analíticas foram utilizadas informações oriundas de estatística descritiva e análise de correlação linear, configurando esquema analítico simples.
Respondentes são predominantemente jovens, entre 18 e 29 anos, do sexo feminino, solteiros, sem filhos, com renda familiar até R$ 30 mil e grau de instrução superior e pós-graduação.
Constatou-se que a variável renda está negativamente correlacionada a apenas seis variáveis entre 30 e que elas indicam que há uma idealização na percepção dos produtos de luxo que diminui à medida que o nível de renda aumenta. É possível que esse resultado esteja ligado à percepção de luxo como sinal de ostentação e exibicionismo.
ALLÉRÉS, Danielle. Luxo… Estratégias-Marketing. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008. GALHANONE, Renata Fernandes. Valor percebido pelo cliente de produtos de luxo: proposição de um modelo teórico. 2013, 377p. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Acesso em: 25 de set. de 2013. PASSARELLI, Silvio. O universo do LUXO – marketing e estratégia para o mercado de bens e serviços de luxo. Barueri: Manole, 2010.