Mercado de luxo
Valor percebido pelo cliente
Comportamento do consumidor
Área
Marketing e Comportamento do Consumidor
Tema
Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Dedutivos
Autores
Nome
1 - Thaís Cereda Ravasi UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - São Paulo
2 - Celso Augusto Rimoli UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Mestrado em Administração
3 - Maria Antonia Valério UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO (UNICASTELO) - Descalvado
Reumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o valor percebido pelos consumidores de produtos de luxo na região nordeste do estado de São Paulo segundo a variável renda. Procedeu-se inicialmente a uma revisão da literatura e coleta de dados secundários sobre o tema seguida da realização de pesquisa de levantamento em cidades da região nordeste do estado de São Paulo, sendo o respectivo formulário disponibilizado em endereço eletrônico na mídia social Facebook. O trabalho se justifica por contribuir com os conhecimentos sobre o mercado de luxo.
Problema de pesquisa: Como o mercado de produtos de luxo é percebido por consumidores na região nordeste do estado de São Paulo?
Objetivo: Analisar o valor percebido por consumidores de produtos de luxo na região nordeste do estado de São Paulo especialmente em função da variável renda.
São apresentados conceitos relativos ao marketing de luxo segundo duas vertentes que se complementam. A primeira discorre sobre conhecimentos teóricos relacionados a marketing, comportamento do consumidor e valor percebido, voltados a produtos de luxo. E a segunda apresenta a história e a atualidade do mercado de luxo no mundo e no Brasil.
Pesquisa de levantamento de caráter não representativo utilizando formulários disponibilizados na internet via Facebook, inicialmente circunscrita à região nordeste do estado de São Paulo. Como ferramentas analíticas foram utilizadas informações oriundas de estatística descritiva e análise de correlação linear, configurando esquema analítico simples.
Respondentes são predominantemente jovens, entre 18 e 29 anos, do sexo feminino, solteiros, sem filhos, com renda familiar até R$ 30 mil e grau de instrução superior e pós-graduação.
Constatou-se que a variável renda está negativamente correlacionada a apenas seis variáveis entre 30 e que elas indicam que há uma idealização na percepção dos produtos de luxo que diminui à medida que o nível de renda aumenta. É possível que esse resultado esteja ligado à percepção de luxo como sinal de ostentação e exibicionismo.
ALLÉRÉS, Danielle. Luxo… Estratégias-Marketing. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
GALHANONE, Renata Fernandes. Valor percebido pelo cliente de produtos de luxo: proposição de um modelo teórico. 2013, 377p. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Acesso em: 25 de set. de 2013.
PASSARELLI, Silvio. O universo do LUXO – marketing e estratégia para o mercado de bens e serviços de luxo. Barueri: Manole, 2010.