Resumo

Título do Artigo

O DISCURSO DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO SOBRE A ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DE UM BANCO COMERCIAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Desenvolvimento
Discurso
Sustentabilidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Leonardo Moreira Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica
2 - Luiz Alberto de Lima Leandro
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Célio da Silva Pupo Jr
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

O presente artigo apresenta os resultados advindos da pesquisa realizada em dissertação de mestrado defendida no segundo semestre de 2015, cujo tema foi a análise do discurso do Banco do Brasil (BB), em sua Estratégia Negocial em Desenvolvimento Regional Sustentável. Teve como objetivo analisar os discursos presentes nos Planos de Negócios em Desenvolvimento Regional Sustentável do BB localizados no Estado do Rio de Janeiro, identificando os objetos discursivos e as formações discursivas.
O estudo teve como objetivo analisar os discursos presentes nos Planos de Negócios em Desenvolvimento Regional Sustentável (PNDRS) do BB. Parte dos PNDRS, que constam como ativos, na prática, parecem estar sem a participação do BB. Determinados planos não apresentam compatibilidade com as suas reais situações. Desse contexto, enseja a questão principal: Quais ordens de discurso apresentam-se, decorrentes da Estratégia Negocial em Desenvolvimento Regional Sustentável do BB?
Para os críticos, as empresas, no âmbito do capitalismo, são as responsáveis pela maior parte dos problemas socioambientais atuais e são as grandes beneficiárias de um sistema explorador. Acreditam que a tendência seria amenizar certas evidências do sistema explorador, porém sem atuar sobre os mecanismos que geram a exclusão social e a devastação ambiental, tal tentativa seria algo ilusório (SCHOMMER; ROCHA, 2007; SCHOMMER, 2008).
A pesquisa foi classificada como descritiva. A utilizou-se a pesquisa documental. A análise dos dados foi fundamentada na Análise Crítica do Discurso, desenvolvida por Normam Fairclough (2001).
Em meio às análises dos dados coletados, foram identificados, dezessete objetos discursivos distintos. Foi possível identificar quatro ordens discursivas no material levantado. As identificações discursivas permitiram verificar as coerências e incongruências do discurso do banco comercial estudado.
O atingimento dos objetivos de: identificar as ordens de discurso do BB, em sua Estratégia Negocial de Desenvolvimento Regional Sustentável (ENDRS), apresentar os princípios que a norteiam e descrever sua metodologia de trabalho e modelo de atuação foi efetuado com êxito. Tais resultados são importantes fonte de consulta para realização de melhorias processos relativos à temática RSE no Banco do Brasil.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Brasília : Editora Universidade de Brasilia, 2001. SCHOMMER, P. C. Responsabilidade Socioambiental. Brasília: Universidade Corporativa Banco do Brasil, 2008. SCHOMMER, P. C.; ROCHA, F. C. C. As Três Ondas da Gestão Socialmente Responsável no Brasil: Dilemas, Oportunidades e Limites. Rio de janeiro: ENANPAD, 2007. As demais referências encontram-se no corpo do artigo.