Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DOS FATORES ORGANIZACIONAIS E AMBIENTAIS NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO ENADE
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Palavras Chave

ENADE
fatores socioeconômicos
instituições de ensino superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Nome
1 - Flávia Guimarães Menezes Silva
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - PPGA - Mestrado em Administração
2 - Bruna Torres Protazio
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - Salvador
3 - Lindomar Pinto da Silva
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - UNIfacs salvador PPGA Mestrado em administração
4 - Miguel Angel Rivera Castro
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - mestrado em administração

Reumo

O processo formativo e a educação superior são temas em constantes reflexões. O número de instituições aumenta ao longo dos anos, tornando-se imperativo avaliar a qualidade das mesmas. É neste ínterim que se insere o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), um dos componentes para avaliação institucional. Faz-se necessário, portanto, conhecer os diversos aspectos que o envolvem, identificando os fatores influenciadores, organizacionais e ambientais, no desempenho estudantil
Partindo-se da premissa de que o ENADE é um dos componentes para avaliação institucional, torna-se relevante reconhecer fatores influenciadores do desempenho estudantil de modo a prover estratégias que corroborem para um melhor desempenho e uma melhor avaliação institucional e, consequentemente, uma melhor formação profissional. Com isto, o objetivo deste trabalho é identificar os fatores organizacionais e ambientais que influenciam o desempenho dos estudantes no ENADE
É discutido o sistema de avaliação do ensino superior e o ENADE, englobando seu início, suas normas preditivas, periodicidade, seleção do público-alvo até o exame e a geração dos resultados. Por fim, há a discussão sobre a sociologia de Bourdieu, relacionando o campo, o habitus e o capital, procurando identificar aspectos do ambiente externo que podem influenciar o desempenho dos estudantes e o papel das organizações de ensino no desenvolvimento de capitais necessários para seu sucesso escolar.
Natureza quantitativa, com utilização da regressão múltipla, para explicar o desempenho dos estudantes do ensino superior, de todas as IES do Brasil, no ENADE, entre os anos de 2008 e 2013, através de duas dimensões de variáveis explicativas: ambientais, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita e o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Geral – IFDMGE, e organizacionais, infraestrutura, organização didático pedagógica, percentuais de mestres e doutores e regime de trabalho docente.
Os resultados da regressão apresentaram correlação positiva entre a nota ENADE e as variáveis ambientais, IFDMGE e PIB per capita, ou seja, o ambiente externo condiciona e interfere nos resultados e afetam o desempenho do indivíduo. Da mesma forma, foi encontrada correlação positiva entre as variáveis organizacionais, notas de infraestrutura, de doutor e mestre e de regime de trabalho, e o desempenho dos estudantes. A variável organização didático-pedagógica não mostrou relevância nesta relação
Há influência de fatores ambientais e organizacionais no desempenho estudantil no ENADE. Com isto, espera-se que as IES e governos percebam a necessidade de maiores investimentos nas ações de compensação da falta de herança dos estudantes oriundos de classes sociais menos favorecidas, produzindo os capitais cultural e social que se espera das instituições educativas. Para tal, o sistema de avaliação é uma ferramenta fundamental, que deve ir para além dos números obtidos nas avaliações
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros – os estudantes e a cultura. Tradução: Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2014. 166p BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: Pierre Bourdieu – Sociologia. Org. Renato Ortiz. São Paulo: Ática, 1983. P. 46 – 81. TURLEY, R. N. L.; SANTOS, M.;. CEJA, C. Social origin and college opportunity expectations across cohorts. Social Science Research, 36(3), 1200–1218, 2007