Resumo

Título do Artigo

Fatores que influenciam a escolha de um curso de graduação à distância: um estudo de caso
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Graduação a distância
Ensino Superior
Escolha da graduação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

Autores

Nome
1 - Thaís Gomes dos Santos
CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO OMETTO (UNIARARAS) - Araras
2 - Nathalia Luiza Barboza
CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO OMETTO (UNIARARAS) - Araras
3 - Gleison Lopes Fonseca
FEA-RP/USP - Administração
4 - Bruno Garcia de Oliveira
FEA-RP/USP - Administração
5 - Nelson Oliveira Stefanelli
FEA-RP/USP - Ribeirão Preto

Reumo

O Ensino a distância é uma modalidade de aprendizagem que está crescendo no Brasil e oferece oportunidades para acesso ao ensino superior em regiões remotas por meio das tecnologias de informação (CASTANHEIRA, 2012; (FELDKERCHER; MANARA, 2012). Neste âmbito, A motivação da pesquisa é ajudar as unidades de ensino que oferecem essa modalidade de aprendizagem a se adaptarem, conseguindo assim um maior número de alunos e colaborando para o crescimento ao acesso a educação superior no Brasil.
Esta pesquisa tem como objetivo identificar fatores que levam a escolha de um curso de graduação EAD.
O referencial teórico aborda a expansão da Educação a Distância no Brasil (VIEIRA, 2010), o uso das Tecnologias de Informação nesta modalidade (FERRUGINI et al., 2013) e os fatores já identificados na literatura que influenciam a escolha do curso de graduação na modalidade a distância (CASTANHEIRA, 2012).
A pesquisa é definida como descritiva, com coleta de dados utilizando questionário eletrônico aplicado aos alunos de Administração e Pedagogia de uma instituição de ensino particular no estado de São Paulo. Foram coletadas 212 respostas válidas. A análise de dados qualitativos foi realizada com análise de conteúdo e dados quantitativos por gráficos e testes estatísticos de normalidade e diferença de média.
Os resultados encontrados demonstraram que a localização da unidade de ensino, a realização profissional, a praticidade e o preço da mensalidade são os principais motivos que levaram a escolha do curso. Em complemento, verificou-se com os testes estatísticos que as atividades praticadas pelo(a) Tutor(a) são consideradas relevantes para a permanência do aluno nessa modalidade de ensino.
Entre os motivos identificados, conclui-se que a localização da unidade de ensino e a realização profissional são os fatores considerados mais relevantes no momento da escolha de um curso de graduação EAD. Por fim, verificou-se uma maior aderência dos alunos que responderam “Sim” à pergunta que questionava se atividades ou práticas realizadas pelo(a) Tutor(a) contribuíram para sua permanência no curso com relação aos fatores que influenciam a escolha de uma graduação a Distância.
CASTANHEIRA, N. P. Educação superior a distância: a qualidade passa pela avaliação. Dialogo, v. 20, p. 167-184, 2012. FELDKERCHER, N.; MANARA, A. S. O uso das tecnologias na educação à distancia pelo professor tutor. RIED: revista iberoamericana de educación a distancia, v. 15, n. 2, p. 31-52, 2012. VIEIRA, R. E. Sociedade da Informação e a Educação a Distância no Brasil: O novo enfoque do ensino superior à distância na gestão pública. Revista Eletrônica de Educação, v. 4, n. 1, p. 80-89, 2010.