Resumo

Título do Artigo

GEOMARKETING: UMA ANÁLISE ESPACIAL MERCADOLÓGICA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR NO CENTRO-OESTE MINEIRO
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Palavras Chave

Geomarketing
Segmentação
Posicionamento

Área

Marketing e Gestão

Tema

Estratégias e Operações de Marketing

Autores

Nome
1 - Álvaro Leonel de Oliveira Castro
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA (UNIFORMG) - UNIFORMG
2 - Marcus Vinícius Bento de Assis
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA (UNIFORMG) - UNIFORMG
3 - Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA (UNIFORMG) - UNIFORMG

Reumo

O geomarketing é uma ferramenta de inteligência mercadológica, que visa a eficiência dos gestores de marketing, nas análises que influenciam o mercado. É fundamentado pela intersecção da cartografia, geografia e o marketing. A geografia visa os estudos das interações humanas no espaço geográfico. A cartografia possibilita a representação espacial da ocorrência de fenômenos. Por fim, o marketing identifica o público-alvo e segmenta-o, ajustando o posicionamento, diferenciando-se da concorrência.
Dentro deste contexto, o geomarketing torna-se essencial para que o objeto deste estudo, uma Instituição Privada de Ensino Superior localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, desenvolva a divulgação de seu vestibular de forma eficaz, a fim de captar um maior número de vestibulandos. Logo, questiona-se: Onde estão localizados os alunos de ensino médio, principal público-alvo; os cursos concorrentes que competem diretamente; e qual é a área de influência do vestibular realizado em 2015?
Para realizar um estudo de geomarketing, são necessárias informações estatísticas e cartográficas. (YRIGOYEN, 2003). A segmentação de mercado foi trabalhada do mais amplo ao mais específico, sendo elas: o marketing de massa; de segmentos, de nicho, e de um a um. (LIMA, 2006). Já o posicionamento é uma estratégia que visa associar uma empresa a um segmento de mercado. (RIES; TROUT, 1989). A área de influência foi classificada em: 75%, 15% e 10% do total vestibulandos. (APPLEBAUM, 1966).
A construção dos mapas deu-se pelas técnicas propostas por Martinelli (2005), as quais são: o método quantitativo coroplético e o método qualitativo de manifestação em pontos. Os 56 municípios foram distribuídos em 7 setores, conforme sua localização, e a interpretação dos dados ocorreu de forma descritiva, por meio da visualização dos mapas desenvolvidos, a fim de transcrever a incidência dos fenômenos locais e sua relação com a captação de vestibulandos para a instituição estudada.
Os resultados apontam que o maior número de alunos matriculados no ensino médio no ano de 2016, estão a 75km de distância, sobretudo, a nordeste do município-sede da instituição estudada. Sobre os cursos concorrentes similares, percebe-se que estes estão concentrados nos municípios de Divinópolis, Bom Despacho e Itaúna. Por fim, a principal área de influência consiste em municípios localizados em um raio de 75km, destacando-se o município-sede de Formiga, bem como: Arcos, Divinópolis e Bambuí.
Conclui-se que, a região onde se tem muitos de alunos de ensino médio, há competição em larga escala por parte das instituições de ensino superior. Verifica-se que os cursos de Administração, Direito e Ciências Contábeis estão saturados na região Centro-Oeste de Minas. Por outro lado, a instituição estudada possuí várias opções de cursos, com baixa concorrência direta na região. Conforme o vestibular de 2015, percebe-se que a instituição é influente a nordeste e noroeste, em um raio de 75km.
LIMA, A. Gestão de marketing direto: da conquista ao relacionamento com o cliente. São Paulo: Atlas. 2006. MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. 2. ed. São Paulo: Contexto. 2005. YRIGOYEN, C. C. El geomarketing y la distribuición comercial. Investigación y marketing, Espanã, n. 79, p. 6-14. 2003. Disponível em: . Acesso em: 24 fev. 2016.