Resumo

Título do Artigo

DESIGN THINKING EM SERVIÇO: Uma revisão sistemática da literatura
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Palavras Chave

Design Thinking
Inovação em serviços
Revisão sistemática

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização e Processos para Inovação

Autores

Nome
1 - Lilian Tellini
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - André Torres Urdan
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Mestrado e Doutorado em Adminstração
3 - HÉLIO TRINDADE DE MATOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - DECCA
4 - Maria Karolyna Borges Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - Campus Bacanga - São Luís
5 - Cristiane Drebes Pedron
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

Competitividade é um desafio que se coloca à todas as empresas e líderes têm vislumbrado a inovação como principal fonte de diferenciação e vantagem competitiva (Beckman e Berry, 2007). Assim são necessários métodos e ferramentas capazes de manter um ciclo contínuo de inovações. O Design thinking é apresentado como uma dessas ferramentas que por meio de um modelo de serviço de cocriação, busca a personalização tanto para produtos como para serviços e serve de base para a inovação (Brown, 2008).
A problemática central desse trabalho é analisar como o design thinking está sendo aplicado no desenvolvimento de serviços pelas organizações? O objetivo desta revisão sistemática de literatura é analisar a ferramenta design thinking como um modelo de atuação que baseie o fluxo de inovação, entender suas nuances, apontar sua aplicabilidade no desenvolvimento e design de serviços, e ainda, apontar temas para pesquisas futuras.
O presente estudo tem como pilares teóricos fundamentais, a nível de inovação, a apresentação do design thinking como uma nova ferramenta para a manutenção do ciclo contínuo de inovação necessária às empresas conforme apresentado por Brown (2008), Brown e Katz (2011) e Martin (2009), e a nível das orientações de uso dessa ferramenta para o sucesso do desenvolvimento de serviços, as propostas de diversos autores, como Beckman e Berry (2007), Fraser (2002), Liedtka (2011; 2014), Sharma (2012).
Utilizando do método de revisão sistemática da literatura para aprofundamento no tema escolhido, realizou-se uma busca nas bases de dados Scopus (sendo encontrados 137 documentos), Web of Knowledge (5 artigos), Scielo (1 artigo), Spell (2 artigos) e Google Acadêmico (13 artigos) e devido à necessidade se estendeu para a base Emerald. Compreendeu artigos em inglês e português. De uma seleção inicial de 144 documentos, após leitura do resumo foram definidos para compor essa revisão 38 documentos.
Pode-se vislumbrar o Design Thinking como uma abordagem, desdobramento do segmento do design, que se baseia nas maneiras do design aplicadas à forma de pensar a resolução de problemas. Pelo fato de não ser um processo linear oferece a possibilidade de autonomia aos seus usuários de transformá-lo em uma ferramenta de inovações contínuas nos negócios. O design thinking ou “pensamento de design” tem sido apresentado como a nova força motriz da inovação visto o poder da cocriação que proporciona.
Restrito ao desenvolvimento de produtos no passado, hoje o Design é essencial para estratégia, inovação e cultura organizacional. Os resultados apontam crescente uso do Design Thinking como ferramenta para o desenvolvimento de serviços dado sua aplicabilidade no contexto gerencial apoiando a elaboração de serviços e estratégias eficazes, através da cocriação proporcionada, como resposta à rápida e constante necessidade de inovação. Constatou-se também sua utilização nas áreas médica e educação.
Beckman,S.L., Barry,M. (2011). Innovation as a Learning Process: Embedding Design Thinking. California Management Review, v. 50, n. 1, p. 24-56 Brown,T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, v. 5, n. 86, p. 84-92. Brown,T. (2009). Changing by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. New York: HarperBusiness. Bonini,L.A., Sbragia,R (2011). O modelo de Design Thinking como indutor da inovação nas empresas: Um estudo empírico. GEP,v 2,n.1,p.3-25.